Internacional
Comissão Europeia aprova auxílio para portos romenos com aumento de fluxo comercial após guerra
A Comissão Europeia aprovou o auxílio de 126 milhões de euros para apoiar investimentos em portos da Romênia, diante do aumento do fluxo comercial após o início da guerra entre a Rússia e a Ucrânia. A medida será financiada em parte pelos fundos de coesão da União Europeia e deve contribuir para o funcionamento das Rotas de Solidariedade UE-Ucrânia, facilitando os fluxos comerciais de e para a Ucrânia, disse a Comissão em nota.
A Romênia notificou à Comissão que planejava apoiar empresas ativas em determinados portos do país para investir em instalações adicionais de manuseio ou armazenamento para processar mercadorias desviadas de suas rotas comerciais normais, em virtude da guerra e do colapso das rotas de exportação marítima direta da Ucrânia. O esquema terá validade até 31 de dezembro de 2024.
Em nota, a Comissão da UE afirmou que o auxílio é necessário, visto que nenhum investidor ou instituição realizaria os desembolsos em virtude das incertezas da guerra e da natureza temporária dos fluxos comerciais criados.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
5MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola