Internacional
Vulcão entra em erupção na Islândia após série de terremotos; vídeo
Um vulcão na Islândia entrou em erupção neste domingo, depois que centenas de terremotos abalaram a península de Reykjanes, provocando evacuações em uma cidade perto de onde uma fissura se abriu e expeliu lava no mês passado.
A erupção aconteceu por volta das 8h, horário local, perto de Sundhnjúkar, ao norte da cidade de Grindavik, de acordo com a mídia local e a agência de defesa civil do país. Magnus Tumi Gudmundsson, vulcanologista que assessora a agência de defesa civil, disse que estava embarcando em um helicóptero da Guarda Costeira para sobrevoar a erupção, cerca de 10 minutos após o início da erupção.
Pelo menos 200 terremotos atingiram a área perto de Grindavik, 32 milhas a sudoeste da capital, Reykjavik, no domingo, começando por volta das 3h, horário local, de acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia. Antes da erupção, a agência de defesa civil ordenou a evacuação de Grindavik e disse que uma erupção era iminente.
A última erupção ocorreu ao longo de uma fileira de vulcões na Península de Reykjanes, onde uma fissura se abriu em dezembro e entrou em erupção, criando um rio de lava brilhante e sinuoso.
Embora as erupções vulcânicas não sejam incomuns na Islândia, os vulcões na Península de Reykjanes permaneceram inativos por cerca de 800 anos, até 2021. Desde então, ocorreram quatro erupções na península, onde vive cerca de dois terços da população da Islândia.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
5MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola