Internacional
Vídeo dos houthis mostra homens armados descendo de helicóptero e tomando controle de navio no Mar Vermelho; assista
Gravação foi divulgada em novembro por milícia do Iêmen apoiada pelo Irã; na quinta-feira, EUA e Reino Unido atacaram posições do grupo no país
Os rebeldes Houthis, milícia do Iêmen apoiada pelo Irã que teve posições atacadas por EUA e Reino Unido na quinta-feira, divulgaram em 20 de novembro um vídeo mostrando homens armados descendo de um helicóptero e tomando o controle de um cargueiro no sul do Mar Vermelho. Veja:
Ameaça: Biden alerta que 'não hesitará' em agir contra houthis após ataques dos EUA e Reino Unido contra o Iêmen
A gravação foi divulgada no canal de TV do movimento, Al-Masirah, um dia depois de o navio ser sequestrado pelo grupo, que disse que a embarcação tinha relação com Israel. O governo israelense, porém, disse que o navio capturado pertencia ao Reino Unido e era operado pelo Japão. Tóquio confimrou que o navio, o Galaxy Leader, é um transportador de carros operado pela Nippon Yusen.
Nesta sexta-feira, integrantes do chamado "eixo da resistência" — movimentos armados e regimes do Oriente Médio que se opõem à influência do Ocidente na região e ao Estado de Israel — prometeram retaliação ao ataque lançado por Estados Unidos e Reino Unido.
Assista: Vídeos mostram bombardeios dos EUA e Reino Unido contra houthis no Iêmen
A liderança do grupo iemenita prometeu retaliação aos bombardeios ocidentais, enquanto aliados de primeira ordem, como o governo do Irã e o grupo fundamentalista islâmico Hamas, condenaram a ação e alertaram que o incidente não passaria sem consequências mais amplas para a região.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
5MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola