Internacional
Putin vai visitar a Turquia em meio a tensões envolvendo acordo de grãos do Mar Negro
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, concordou em visitar a Turquia durante um telefonema com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan. O encontro foi marcado em meio a tensões envolvendo a paralisação da Iniciativa Grãos do Mar Negro, que exporta grãos da Ucrânia pela região.
Durante o telefonema, Erdogan afirmou que a iniciativa é uma "ponte de paz" e que a paralisação afetará países de baixa renda e os que necessitam dos grãos, como detalhou uma nota da presidência.
A declaração afirma ainda que "a Turquia continuará a realizar esforços intensivos e diplomacia para a continuação da Iniciativa do Mar Negro".
A nota sobre o telefonema feita pelo Kremlin afirma que a Rússia pode voltar ao acordo se suas demandas forem atendidas pelo Ocidente.
A declaração mencionou ainda que a Rússia está empenhada em oferecer grãos russos aos países mais necessitados, "inclusive de forma gratuita".
A data para o encontro não foi divulgada.
Mais lidas
-
1POLÍTICA
Veja os resultados das eleições neste início da apuração
-
2ELEIÇÕES
Acompanhe minuto a minuto o 2º turno das eleições no Brasil 2026
-
3LULA LÁ
Paulista tomada por multidão; estimativas falam em 2 milhões no ato do presidente Lula; veja vídeo
-
4ELEIÇÕES
Lula ou Flávio Bolsonaro: como foi a votação dos brasileiros na Rússia?
-
5ELEIÇÕES 2026 | FUTEBOL E POLÍTICA
Torcidas organizadas do Palmeiras, finalista da Libertadores, participam de ato pela reeleição de Lula na Avenida Paulista; veja imagens