Geral
Petrobras anuncia que plataforma P-78 (Búzios 6) alcançou produção máxima com 180 mil barris/dia
Capacidade total da unidade foi atingida com nova entrada de poço.
A Petrobras divulgou nesta terça-feira, 3, que a plataforma P-78, instalada no campo de Búzios, atingiu a marca de 180 mil barris de petróleo por dia, correspondente à capacidade nominal da unidade. A sétima plataforma flutuante (FPSO) a entrar em operação no campo, no pré-sal da Bacia de Santos, atingiu o topo de produção no último sábado (31/10), com a entrada do poço BUZ-100.
Em nota, a diretora de Exploração e Produção da Petrobras, Sylvia Anjos, ressalta que a plataforma opera em uma região do campo em que o reservatório chega a quase 500 metros, o que contribui para o elevado potencial de produção.
"É uma rocha com alta permo-porosidade, combinação das propriedades porosidade e permeabilidade, e com óleo de elevado grau API, o que favorece o alto fluxo de óleo da rocha para o poço", explica Sylvia.
Localizado a 180 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, o campo de Búzios é o maior produtor da Petrobras e conta ainda com os FPSOs P-74, P-75, P-76, P-77, P-79, Almirante Barroso e Almirante Tamandaré.
No total, o campo de Búzios comportará 12 FPSOs. As plataformas P-80 (Búzios 9) e P-82 (Búzios 10) estão a caminho do Brasil, com início de produção previsto para 2027. O campo receberá, ainda, a P-83 (Búzios 11) e a unidade Búzios 12, em licitação.
"Cada nova plataforma incorpora aprendizados das anteriores para produzirmos com mais eficiência e menor intensidade de emissões", acrescenta a diretora de Engenharia, Tecnologia e Inovação, Renata Baruzzi.
O consórcio de Búzios é composto pela Petrobras (operadora), pelas empresas parceiras chinesas CNOOC e CNODC e pela PPSA, empresa gestora dos contratos de partilha da produção.
Mais lidas
-
1DO PLANALTO AO COLINHO
“Papai Trump”: Flávio vira alvo de memes após saída do Brasil; veja vídeo de IA
-
2BENEFÍCIO SOCIAL
Bolsa Família terá calendário especial de pagamentos em novembro e dezembro; confira as datas
-
3POLÍTICA
Veja os resultados das eleições neste início da apuração
-
4ELEIÇÕES
Acompanhe minuto a minuto o 2º turno das eleições no Brasil 2026
-
5LULA LÁ
Paulista tomada por multidão; estimativas falam em 2 milhões no ato do presidente Lula; veja vídeo