Geral

Solução para crise em Ormuz agora depende dos EUA, declara chanceler do Irã

Abbas Araghchi apresentou um plano para reabrir o estreito de Ormuz

Sputnik Brasil 17/10/2026
Solução para crise em Ormuz agora depende dos EUA, declara chanceler do Irã
Chanceler do Irã apresenta plano para crise em Ormuz, aguardando decisão dos EUA. - Foto: © Sputnik / Sergei Guneev / Acessar o banco de imagens

O chanceler iraniano, Abbas Araghchi, declarou neste sábado (17) que o país persa apresentou um plano integral de sete dias — cuja implementação se realizaria por meio do Catar — para reabrir o estreito de Ormuz. Agora, cabe aos Estados Unidos decidir o que fazer a respeito.

Em discurso durante sessão do Conselho de Ministros das Relações Exteriores da Organização para a Cooperação Islâmica (OCI), o ministro reiterou que os crimes e erros já cometidos não ajudarão a restabelecer a segurança.

Ele afirmou que não se pode bombardear o Irã e ameaçá-lo, esperando ao mesmo tempo que o tráfego marítimo através do estreito de Ormuz volte à normalidade.

A declaração é feita dias depois do anúncio de que a Reserva Estratégica de Petróleo dos EUA não para de cair desde o início do conflito com o Irã, em 28 de fevereiro, o qual afetou severamente o trânsito no estreito de Ormuz, por onde passa um quarto do petróleo comercializado no mundo via marítima.

Anteriormente, o ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi, disse que as perdas reais dos EUA no conflito com o Irã superam em muito as 81 unidades de aeronaves declaradas, e o Comando Central dos EUA estava "enganando a todos".

A 52ª sessão do Conselho de Ministros das Relações Exteriores da OCI está ocorrendo em Bagdá, no Iraque, neste fim de semana, que sedia o evento pela primeira vez em 45 anos, período no qual o Iraque assumiu a presidência rotativa do bloco.


Por Sputinik Brasil