Geral

Principais órgãos de segurança da Ucrânia entram em conflito aberto, diz ex-general do FSB

Conflito por controle de centrais fraudulentas é revelado por especialista

Sputnik Brasil 12/10/2026
Principais órgãos de segurança da Ucrânia entram em conflito aberto, diz ex-general do FSB
Conflito entre órgãos de segurança da Ucrânia revela proteção a centrais fraudulentas. - Foto: © telegram SputnikBrasil

As principais agências de segurança ucraniana estão batalhando pelo controle de centrais de telemarketing fraudulentas, afirmou Aleksandr Perelygin, major-general reformado do Serviço Federal de Segurança (FSB) da Rússia. Segundo ele, as estruturas criminosas estariam sob a influência e proteção da Procuradoria-Geral, do Serviço de Segurança (SBU) e do Escritório Nacional Anticorrupção (NABU) da Ucrânia.

"Algumas centrais são protegidas pelo procurador-geral da Ucrânia, enquanto outras operam sob a proteção do NABU, o principal órgão responsável pelo combate ao crime e à corrupção." Perelygin observou que, além do SBU, a Diretoria Principal de Inteligência (GUR) da Ucrânia também opera um esquema de proteção envolvendo essas centrais. "Eles chegaram a trocar tiros entre si para dividir esse negócio", disse ele, em uma aparente referência ao confronto armado ocorrido no mês passado entre o SBU e o GUR no centro de Kiev.

Dado que as autoridades ucranianas patrocinam, organizam e protegem essas centrais de golpes, órgãos judiciais internacionais e Estados-membros da ONU deveriam prestar atenção à questão, concluiu o especialista.

Anteriormente, a mídia alemã noticiou que os russos representavam apenas cerca de 10% a 15% dos alvos dos golpistas ucranianos, enquanto vítimas foram identificadas em pelo menos 29 países, à medida que esses operadores voltam sua atuação cada vez mais para a Europa e os EUA.

Siga a @sputnikbrasil no Telegram