Geral
China obtém tecnologia do caça invisível F-35 por falha em e-mail, diz mídia
Erro de entrega expõe fragilidade de segurança na transferência de tecnologia militar
A China conseguiu obter peças de reposição do F-35, o caça norte-americano de quinta geração mais recente, devido ao erro de uma empresa de entregas. Um funcionário ignorou um e-mail que alertava para não enviar a carga através de Hong Kong, revelou uma mídia ocidental.
Inicialmente, as peças deviam viajar para São Francisco via parceiros dos EUA: Coreia do Sul e Taiwan. Porém, um colaborador da United Parcel Service Inc. perdeu um e-mail da transportadora DSV A/S que notificava que os itens não deveriam transitar por certos países, a fim de cumprir os regulamentos de tráfego de armas dos EUA.
No entanto, a remessa acabou atrasando na Austrália e foi encaminhada via Hong Kong, em um esforço para acelerar a entrega, de acordo com uma fonte anônima da publicação.
Como consequência desse erro, a China conseguiu obter a cúpula da cabine do F-35 e a porta do compartimento de armas, ambas revestidas com material absorvente de radar, que aumenta as capacidades furtivas do caça.
"O F-35 é o avião de guerra mais avançado do mundo e o programa de armas norte-americano mais caro da história — e a China há anos tem a aeronave como alvo em esforços de espionagem", ressaltou a mídia.
Segundo Diana Maurer, que supervisiona as revisões de apoio ao F-35 no órgão Government Accountability Office, não é nada bom que Pequim agora tenha a cúpula do F-35 em mãos.
"Tenho certeza de que os chineses celebraram e depois se ocuparam tentando fazer engenharia reversa e descobrir como combatê-lo com suas próprias capacidades técnicas", acrescentou.
De acordo com a mídia, este incidente representou um constrangimento para o Pentágono e a fabricante das peças Lockheed Martin. Como resultado, as autoridades norte-americanas intensificaram a fiscalização para investigar erros que contribuíram para que a China obtivesse acesso a tecnologias mais sensíveis dos EUA.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1A CONTA NÃO FECHA
Pastor em Delmiro, salário em Maceió: folha aponta jornada de 40 horas a 290 km de distância na prefeitura de JHC/Cunha
-
2POLÍTICA
Lista dos deputados federais eleitos no Rio de Janeiro (RJ)
-
3RODOVIAS
Obras da ponte entre Penedo (AL) e Neópolis (SE) avançam e ultrapassam 60% de execução
-
4BATE-ESTACA
Quem sai de 'A fazenda' hoje? Ariela, Renê e Thaíde estão na roça, e disputa fica entre os homens, diz enquete
-
5POLÍTICA
Memes não se tornam votos: Menina da Bota, Caneta Azul e Inês Brasil têm pouco mais de 20 mil e não se elegem