Geral

Trump acredita que Canadá recuará sobre imposição de tarifas em questão de semanas

Expectativa de negociações

Sputnik Brasil 28/09/2026
Trump acredita que Canadá recuará sobre imposição de tarifas em questão de semanas
Trump prevê recuo do Canadá em tarifas comerciais em breve. - Foto: © AP Photo / Evan Vucci

O presidente dos EUA, Donald Trump, especulou nesta segunda-feira (28) que o Canadá removeria as tarifas sobre produtos norte-americanos em algumas semanas, prevendo um recuo do país vizinho na atual disputa comercial.

"Acho que o que vai acontecer é que, nas próximas três ou quatro semanas, eles virão até nós e dirão: 'vamos eliminar todas as tarifas'", disse Trump no Salão Oval.

O presidente reiterou sua posição, afirmando que os canadenses acabariam pedindo desculpas aos Estados Unidos pelo suposto tratamento injusto que receberam ao longo de várias décadas.

"Acho que um acordo será feito, mas será um acordo justo", acrescentou Trump.

Em 21 de agosto, as negociações comerciais entre os Estados Unidos e o Canadá fracassaram. No dia seguinte, os Estados Unidos começaram a cobrar uma tarifa de 50% sobre US$ 20 bilhões (R$ 104,5 bilhões) em produtos canadenses.

No início de setembro, o primeiro-ministro canadense, Mark Carney, disse que o Canadá estava pronto para assinar um acordo comercial com os Estados Unidos assim que estes estivessem prontos para o mesmo, mas também ressaltou anteriormente que o diálogo só poderia ser retomado quando os EUA e seus representantes abandonassem a retórica "dura" contra Ottawa e levassem as negociações a sério.


Por Sputinik Brasil