Geral
Nascente de tensões? O que está por trás da geopolítica dos rios?
A disputa por recursos hídricos é tema de debate entre especialistas.
Mais de 250 bacias hidrográficas atravessam fronteiras internacionais, fazendo com que rios deixem de ser apenas recursos naturais e passem a ocupar um espaço estratégico nas relações entre países.
Barragens, desvios e projetos de infraestrutura podem afetar o abastecimento, a agricultura e a produção de energia de populações que vivem além das fronteiras. Disputas envolvendo o Nilo, o Indo, o Mekong, o Tigre e o Eufrates mostram como o controle da água pode se transformar em fonte de tensão.
Em meio às mudanças climáticas e à crescente pressão sobre os recursos hídricos, a água pode se tornar tão estratégica quanto o petróleo? Como estão hoje as principais disputas territoriais, energéticas e ambientais envolvendo rios internacionais? E quais são os limites do direito internacional para evitar que a disputa por água se transforme em conflito entre países?
Para discutir o tema, Marcelo Castilho conversa com Bernardo Salgado, professor adjunto do Instituto de Relações Internacionais e Defesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IRID/UFRJ), e Vinicius Modolo Teixeira, professor de geopolítica na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Agora disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM.
Mais lidas
-
1MÚSICA
Joelson dos Oito Baixos leva o forró pé-de-serra ao Giro das Tradições nesta terça-feira (22)
-
2SEGURANÇA PÚBLICA
Homem apontado como integrante de 'Equipe Caos' do CV no Morro do Fubá morre em confronto com PMs
-
3CULTURA
Rick e Renner: dupla que atravessou quatro décadas e teve separações e polêmicas ao longo da carreira
-
4INCLUSÃO DIGITAL
Ministério das Comunicações autoriza novos canais de TV aberta em dois municípios de Alagoas
-
5CULTURA
Cantor Rick, da dupla com Renner, ostenta mansões nos Estados Unidos e interior de São Paulo; conheça