Geral
EUA consideram proibir exportações de combustível diesel para frear preços, afirma Bessent
Decisão dependerá da capacidade das refinarias norte-americanas
O governo do presidente dos EUA, Donald Trump, avalia proibir total ou parcialmente a exportação de diesel, afirmou o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent. Segundo ele, a decisão dependerá da capacidade das refinarias norte-americanas de atender à demanda interna.
"Estamos estudando essa questão [das restrições à exportação de diesel]: até que ponto isso é viável diante da capacidade total de refino e se uma proibição total ou parcial funcionaria", disse Bessent a jornalistas à margem da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
Anteriormente, a mídia informou que parlamentares estadunidenses e representantes de estados agrícolas aumentaram a pressão sobre o governo Trump para limitar ou bloquear as exportações de diesel, diante da alta recorde dos preços dos combustíveis no mercado interno.
O preço do diesel no varejo dos EUA chegou a US$ 6,51 (R$ 33,22) por galão, cerca de 3,8 litros, o maior valor já registrado. A alta ameaça a temporada de colheitas e eleva o risco de uma forte aceleração da inflação dos alimentos no país às vésperas das eleições de meio de mandato para o Congresso.
Na última semana, o banco central norte-americano chegou a anunciar que, após vários anos sem aumento, elevaria a taxa básica de juros para uma faixa entre 3,75% e 4%. A justificativa do presidente do Federal Reserve dos EUA (Fed, na sigla em inglês) foi justamente a pressão inflacionária sobre o país.
Em uma coletiva de imprensa após o anúncio do Fed, o chefe da política monetária norte-americana explicou que essa medida visa controlar os preços, visto que a inflação do verão (Hemisfério Norte) "não indica que as tendências subjacentes tenham melhorado significativamente" na estabilidade de preços.
"Não podemos ignorar os focos de tensão ao redor do mundo, e nossa avaliação dos cenários geopolíticos mais ou menos prováveis mudou. Esses três fatores levaram a uma decisão firme e unânime hoje", declarou na ocasião.
Mais lidas
-
1MÚSICA
Joelson dos Oito Baixos leva o forró pé-de-serra ao Giro das Tradições nesta terça-feira (22)
-
2POLÍTICA
Gilmar Mendes envia advogado de confiança para falar com Flávio Bolsonaro
-
3SEGURANÇA PÚBLICA
Homem apontado como integrante de 'Equipe Caos' do CV no Morro do Fubá morre em confronto com PMs
-
4CULTURA
Rick e Renner: dupla que atravessou quatro décadas e teve separações e polêmicas ao longo da carreira
-
5ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas