Geral

Brasil tem pressa de se tornar nação desenvolvida e socialmente justa, afirma Lula na ONU

Presidente destaca mudanças necessárias e ataques a objetivos de desenvolvimento sustentável.

Estadao Conteudo 22/09/2026
Brasil tem pressa de se tornar nação desenvolvida e socialmente justa, afirma Lula na ONU
Brasil tem pressa de se tornar nação desenvolvida e socialmente justa, afirma Lula na ONU - Foto: © telegram SputnikBrasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta terça-feira, 22, em seu discurso na abertura da sessão de debates da Assembleia das Nações Unidas, em Nova York, que "o Brasil tem pressa de se tornar uma nação desenvolvida e socialmente justa".

"O Brasil tem pressa de se tornar uma nação desenvolvida e socialmente justa. Adotamos um modelo econômico que se assenta na distribuição de renda, na geração de empregos e na valorização do salário. Apostamos na melhoria da produtividade, na ampliação do crédito e na construção de uma rede robusta de proteção social. O Brasil voltou a crescer de modo sustentado", afirmou.

O presidente repetiu seu mantra de que "é possível colocar o pobre no Orçamento e fazer os ricos pagarem sua parte". Disse que há "anseio por mudanças" no mundo todo, mas que "mudar não é retroceder e subtrair direitos".

"Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são alvo de ataques de forças reacionárias, que desejam naturalizar injustiças. A desigualdade e o subdesenvolvimento resultam de escolhas políticas. É possível colocar o pobre no orçamento e fazer os ricos pagarem a sua parte. É necessário cortar privilégios e investir em educação e saúde gratuitas e de qualidade. Existe, em todo o mundo, um anseio legítimo por mudanças. Mas mudar não é retroceder. Não é subtrair direitos. Não é reeditar teorias de supremacia racial ou de submissão feminina. Não é recolonizar o Sul Global", disse.