Geral
Trump pede fim do filibuster e alerta sobre futuras vitórias democratas
Mudança é vista como estratégia para evitar vantagem permanente dos democratas
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou nesta segunda-feira, 21, a fazer um apelo ao Senado americano pelo fim do filibuster, um mecanismo regimental que pode travar a tramitação ao exigir supermaioria para avançar projetos. Trump afirmou que a mudança é necessária para impedir que os democratas obtenham vantagem política permanente no Congresso e nas eleições nacionais.
Em uma publicação na Truth Social, Trump pediu que os senadores republicanos acabem com a regra, que exige uma supermaioria de 60 votos para encerrar debates sobre a maioria dos projetos de lei no Senado.
Segundo o presidente, caso os republicanos não eliminem o mecanismo, os democratas fariam isso no futuro e "adotariam medidas que, na visão dele, inviabilizariam novas vitórias eleitorais do Partido Republicano".
Trump afirmou que os democratas concederiam representação plena a Porto Rico e ao Distrito de Columbia, o que, segundo ele, resultaria na criação de quatro novas cadeiras no Senado e oito novos assentos na Câmara dos Representantes. "Essas mudanças ampliariam significativamente os votos no Colégio Eleitoral e no voto popular favoráveis aos democratas", disse o presidente.
O presidente ainda declarou que os democratas passariam a controlar os mecanismos e sistemas eleitorais dos Estados Unidos, "legais ou de outra forma", e disse que isso tornaria "impossível" que os republicanos voltassem a vencer uma eleição presidencial.
Mais lidas
-
1POLÍTICA
Gilmar Mendes envia advogado de confiança para falar com Flávio Bolsonaro
-
2SEGURANÇA PÚBLICA
Homem apontado como integrante de 'Equipe Caos' do CV no Morro do Fubá morre em confronto com PMs
-
3ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas
-
4ESPORTE
Luta nascida na União Soviética ganha o Ocidente; modalidade mistura judô, jiu-jitsu e wrestling
-
5INCLUSÃO DIGITAL
Ministério das Comunicações autoriza novos canais de TV aberta em dois municípios de Alagoas