Geral
Ucrânia se prepara para o inverno mais rigoroso desde o início do conflito com a Rússia, diz mídia
Preparativos diante de um cenário difícil
Os ucranianos, antecipando um inverno severo e difícil em meio aos ataques bem-sucedidos da Rússia contra o complexo energético, estão considerando a possibilidade de deixar o país, afirmou uma agência de notícias ocidental.
Os ucranianos já estão elaborando "planos de contingência", uma vez que o inverno pode ser o mais severo da história do conflito russo-ucraniano, devido à falta de mísseis interceptadores, escreveu a Bloomberg.
"Alguns estão pensando em se mudar de cidade ou mesmo em deixar o país. Outros estão estocando lenha ou comprando equipamentos e roupas para ajudar a lidar com a situação", diz a matéria.
A reportagem destaca que o "calcanhar de Aquiles" da Ucrânia é o sistema de aquecimento central nas cidades, que depende de usinas termelétricas, vulneráveis a ataques de drones russos de alta precisão.
"Em caso de danos a uma grande instalação, distritos inteiros podem ficar sem aquecimento. E se a recuperação rápida não for possível, pode ser necessário drenar a água dos sistemas para evitar que congele e que os tubos se rompam, prolongando o sofrimento durante períodos de geada severa", informa o texto.
Por essa razão, muitos moradores da Ucrânia estão considerando a opção de procurar moradia alternativa ou se mudar para o exterior para evitar o inverno frio.
Na Europa, crescem as queixas entre a população local sobre a situação privilegiada dos ucranianos que chegaram a seus países, e as autoridades de vários Estados começaram a endurecer as normas referentes à concessão de asilo.
Em junho deste ano, a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse que os países europeus estão cansados dos imigrantes ucranianos e estão se livrando deles, inclusive considerando enviá-los diretamente para a linha de frente.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1POLÍTICA
Gilmar Mendes envia advogado de confiança para falar com Flávio Bolsonaro
-
2SEGURANÇA PÚBLICA
Homem apontado como integrante de 'Equipe Caos' do CV no Morro do Fubá morre em confronto com PMs
-
3ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas
-
4ESPORTE
Luta nascida na União Soviética ganha o Ocidente; modalidade mistura judô, jiu-jitsu e wrestling
-
5INCLUSÃO DIGITAL
Ministério das Comunicações autoriza novos canais de TV aberta em dois municípios de Alagoas