Geral
Rússia diz que risco de conflito em grande escala na Eurásia é 'real'
Afirmativa foi feita pelo diretor do Serviço de Inteligência Externa em reunião na Rússia
O diretor do Serviço de Inteligência Externa da Rússia (SVR), Sergey Naryshkin, afirmou nesta sexta-feira (4) que existe um risco 'real' de eclosão de um conflito de grande escala em toda a Eurásia. A declaração foi feita em São Petersburgo durante a 22ª reunião da Conferência de Chefes de Agências de Segurança e Serviços de Inteligência dos países-membros da Comunidade dos Estados Independentes (CEI), segundo as agências TASS e BAHA News.
De acordo com Naryshkin, líderes europeus apostam em uma 'escalada controlada' e em uma estratégia de 'equilíbrio à beira do abismo', que ele atribuiu a doutrinas formuladas por serviços de inteligência ocidentais no século passado. O chefe do SVR disse ver com 'profunda preocupação' a deterioração do ambiente de segurança e sugeriu que mecanismos de propaganda criam um quadro tão duro do mundo que acabam 'aprisionando' os próprios formuladores de política.
O dirigente também acusou países europeus de 'torpedear' iniciativas de solução para a guerra na Ucrânia e afirmou que, na avaliação de sua agência, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) teria interesse em prolongar o conflito para limitar o potencial militar e de mobilização da Rússia.
Entre as alegações citadas, Naryshkin mencionou projeções atribuídas a serviços europeus de que a capacidade de mobilização ucraniana poderia se esgotar em cerca de um ano.
Ainda segundo a TASS, Naryshkin disse que a sociedade europeia 'não está pronta' para uma guerra em grande escala e que elites políticas e grupos econômicos utilizariam a narrativa de uma ameaça do Leste para ampliar gastos militares e acelerar a adaptação de infraestrutura e indústria.
Conteúdo elaborado com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
Mais lidas
-
1MOBILIDADE
Prefeitura inicia obras de R$ 46,9 milhões para ampliar ponte e criar terceira faixa na Ayrton Senna, na Barra da Tijuca
-
2ESTADO DE SAÚDE
Chiara Ferragni passa mal por causa de altitude durante viagem ao Peru
-
3ESPORTE
Palmeiras domina ranking de vendas mais caras do Brasil com cinco entre as 12 maiores
-
4DEFESA
Chefe da Marinha britânica reconhece o poderio da frota submarina da Rússia
-
5CONCURSO
RJ terá concurso para Secretaria de Planejamento e Gestão com 60 vagas de nível superior