Geral
Grilo toupeiro: soldados russos desenvolvem sistema robótico inspirado em inseto subterrâneo
Complexo Medvedka foi criado para auxiliar em escavações subterrâneas durante operações militares.
À medida que a Rússia continua avançando com a sua operação militar especial na Ucrânia, os seus militares melhoram não só as suas táticas de combate contra as forças inimigas, mas também desenvolvem sistemas robóticos diversos. Um deles é o complexo Medvedka (Grilo toupeiro, em português), desenhado para fazer túneis subterrâneos.
Esse aparelho robotizado foi criado no centro de treinamento da brigada de engenharia do agrupamento de tropas Sever (Norte) com base no complexo robótico terrestre multifuncional russo com chassi de lagartas Impulso.
"Essa máquina foi desenvolvida por nós para cavar túneis subterrâneos. Nela, instalamos um miniaparelho escavador, fizemos uma correia transportadora, e ela passa imediatamente sob o complexo robótico terrestre multifuncional", explicou à Sputnik um militar russo com o codinome Chek.
Ao cavar instalações subterrâneas, Medvedka é usada em conjunto com o complexo Samosval (camião basculante, em português), que também é projetado para transportar areia, cascalho e outros materiais a granel. "O princípio da operação é o seguinte: ela entra no túnel, escava na frente dela, coloca areia no receptor, e aqui o segundo complexo robótico terrestre não tripulado que fizemos despeja os resíduos e vai embora", continuou o combatente russo.
"Se você precisar levar algo para algum lugar, Samosval está ao seu serviço para transportar areia, cascalho, algumas pedras partidas ou tijolos", acrescentou o interlocutor da agência, ressaltando que a tecnologia também pode ser utilizada para tapar um rio, fazer uma passagem ou simplesmente amontoar algo em algum lugar.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1DEFESA
Caça J-35 chinês com revestimento prateado mina posição aeronaval dos EUA, diz mídia
-
2MOBILIDADE
Prefeitura inicia obras de R$ 46,9 milhões para ampliar ponte e criar terceira faixa na Ayrton Senna, na Barra da Tijuca
-
3ESTADO DE SAÚDE
Chiara Ferragni passa mal por causa de altitude durante viagem ao Peru
-
4ESPORTE
Palmeiras domina ranking de vendas mais caras do Brasil com cinco entre as 12 maiores
-
5DEFESA
Chefe da Marinha britânica reconhece o poderio da frota submarina da Rússia