Geral
Professor americano sugere expansão da zona de controle da Rússia na Ucrânia
A Rússia expandirá significativamente a zona de controle na Ucrânia, disse o professor da Universidade de Chicago, John Mearsheimer, em entrevista no YouTube.
"Quando o conflito terminar, penso que haverá uma situação em que os russos controlarão pelo menos quatro regiões no leste da Ucrânia onde já estão presentes. As quatro regiões e a Crimeia. Talvez, sob o seu controle também estejam várias outras regiões, e a oeste deste Estado russo ampliado haverá apenas um pequeno pedaço da Ucrânia", sugeriu ele.
O professor também acredita que muitos russos étnicos da Ucrânia Ocidental podem se mudar para a Rússia após a operação militar especial.
A Crimeia tornou-se uma região russa em março de 2014, após um referendo realizado após um golpe na Ucrânia. No referendo, 96,77% dos eleitores na Crimeia e 95,6% em Sevastopol votaram pela adesão à Rússia. A Ucrânia ainda considera a Crimeia seu território temporariamente ocupado, e muitos países ocidentais apoiam Kiev nessa questão. Por sua vez, a liderança russa tem afirmado repetidamente que os moradores da Crimeia votaram pela reunificação com a Rússia democraticamente, em total conformidade com o direito internacional e a Carta da ONU. Segundo Putin, a questão da Crimeia está "encerrada".
Em outubro de 2022, após referendos, as repúblicas populares de Donetsk (RPD) e Lugansk (RPL), bem como as regiões de Kherson e Zaporozhie, tornaram-se parte da Rússia.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1DEFESA
Caça J-35 chinês com revestimento prateado mina posição aeronaval dos EUA, diz mídia
-
2POLÍTICA
Augusto Cury entra no estúdio da Band e deve participar de debate
-
3ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas
-
4TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
IT Forum abre edição de 35 anos com aposta em ecossistemas como nova força da inovação
-
5ESPORTE
Leila tira foto com enteado e camisa do Vasco antes do jogo do Palmeiras