Geral

EUA não restaurarão bases devastadas pelo Irã, pois isso não faz sentido, aponta mídia

Avaliação de ex-diretor do Conselho de Segurança Nacional dos EUA

Sputnik Brasil 23/08/2026
EUA não restaurarão bases devastadas pelo Irã, pois isso não faz sentido, aponta mídia
Decisão dos EUA sobre restauração de bases no Irã gera debate sobre segurança e estratégia militar. - Foto: © AP Photo / Andrew Caballero-Reynolds

Não faz sentido restaurar uma série de instalações militares estadunidenses que foram alvo de retaliação por parte do Irã, escreve um jornal britânico citando Nate Swanson, ex-diretor para o Irã no Conselho de Segurança Nacional dos EUA.

O jornal destaca que, ao longo dos seis meses de confronto, o Irã questionou o futuro das bases norte-americanas na região do golfo Pérsico.

Agora, Washington deverá decidir se vale a pena investir bilhões de dólares na restauração de instalações atingidas por Teerã, observa o material.

"Não há muita utilidade em reconstruir alguns desses sítios", ressalta a publicação, citando Swanson.

Conforme acrescenta o material, atualmente, grandes bases militares estacionárias vêm perdendo sua importância como centros intermediários e de suprimento para operações militares.

Portanto, a reportagem conclui que, em Washington, há uma preferência por um modelo de implantação mais disperso, que tornaria mais difícil um ataque às forças norte-americanas.

Em 28 de fevereiro, os Estados Unidos e Israel iniciaram uma série de ataques contra alvos em território iraniano, o que resultou em uma resposta do lado iraniano com ataques próprios.

Em junho, Teerã e Washington assinaram um memorando de cessação de hostilidades, mas voltaram a se atacar algum tempo depois.

Atualmente, o conflito permanece sem solução, apesar de as partes não estarem em combate, com os Estados Unidos apostando na pressão econômica contra Teerã.


Por Sputinik Brasil