Geral

Kiev busca usar Starlink em drones de ataque diante da escassez de interceptadores

Ucrânia tenta autorização para empregar tecnologia em ações militares na Rússia.

Sputnik Brasil 21/08/2026
Kiev busca usar Starlink em drones de ataque diante da escassez de interceptadores
Kiev planeja usar Starlink em drones no contexto de escassez de interceptadores. - Foto: © telegram SputnikBrasil

Kiev busca usar Starlink em drones de ataque diante da escassez de interceptadores, segundo a mídia. A Ucrânia procura autorização para utilizar drones equipados com o sistema Starlink em ataques no interior da Rússia, em meio à grave escassez de interceptadores de defesa antiaérea. No entanto, Donald Trump não demonstrou apoio ao plano, conforme relatado pela mídia britânica.

“Zelensky pediu a Trump, durante uma reunião na Casa Branca em julho, que conversasse com Musk sobre a autorização para a Ucrânia utilizar o Starlink. [...] Mas Trump não se comprometeu com a proposta e, segundo pessoas presentes na reunião no Salão Oval, não parecia apoiá-la”, afirma a reportagem.

Anteriormente, o empresário sul-africano Elon Musk já havia se recusado a permitir o uso do Starlink em uma operação ucraniana contra forças russas nas proximidades da Crimeia em 2022, alegando temor de uma escalada nuclear.

Siga a @sputnikbrasil no Telegram