Geral
STF retoma julgamento de leis estaduais que punem signatárias da moratória da soja
Análise das normas que impactam o comércio de grãos na Amazônia.
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou no início da tarde desta quarta-feira, 12, o julgamento de leis estaduais que esvaziaram a moratória da soja, acordo que proíbe as empresas signatárias de comprar grãos cultivados em áreas desmatadas na Amazônia após julho de 2008. As normas em questão, do Mato Grosso e de Rondônia, negam benefícios fiscais às tradings de soja que aderirem ao acordo.
As leis chegaram a ser suspensas por um período pelo relator, Flávio Dino, mas voltaram a vigorar no início de 2026. Os ministros julgam agora o referendo das liminares do ministro.
Por conta da punição prevista nas leis estaduais - sobretudo a do Mato Grosso, maior produtor de grãos do Brasil - as principais empresas de comércio de soja abandonaram o acordo.
Mais lidas
-
1DO PLANALTO AO COLINHO
“Papai Trump”: Flávio vira alvo de memes após saída do Brasil; veja vídeo de IA
-
2BENEFÍCIO SOCIAL
Bolsa Família terá calendário especial de pagamentos em novembro e dezembro; confira as datas
-
3POLÍTICA
Veja os resultados das eleições neste início da apuração
-
4ELEIÇÕES
Acompanhe minuto a minuto o 2º turno das eleições no Brasil 2026
-
5LULA LÁ
Paulista tomada por multidão; estimativas falam em 2 milhões no ato do presidente Lula; veja vídeo