Geral
Calor do verão na Europa pode afetar a segurança energética no inverno
Estoques de gás no menor nível em 14 anos
A Europa pode chegar ao inverno do Hemisfério Norte com os menores estoques de gás registrados para o fim de outubro em 14 anos, caso o fornecimento proveniente do Oriente Médio não seja retomado. O alerta é da consultoria Energy Aspects.
As temperaturas extremas também têm reduzido o nível dos rios, o que pode afetar uma parcela relevante da geração de energia nuclear da França. A situação dos reservatórios franceses também preocupa: o volume de água armazenado está no menor nível para este período do ano desde, pelo menos, 2015.
Segundo a imprensa, a combinação entre a onda de calor e as dificuldades no abastecimento já provoca impactos nos preços da energia. Na França, o contrato de fornecimento de eletricidade para dezembro acumulou alta de 15% desde o início de julho e já custa quase o dobro do preço médio à vista registrado em dezembro de 2025. Na Alemanha, um contrato semelhante avançou 17% em julho, atingindo um valor 50% superior ao observado em dezembro de 2025.
Siga a @sputnikbrasil no Telegram
Mais lidas
-
1DO PLANALTO AO COLINHO
“Papai Trump”: Flávio vira alvo de memes após saída do Brasil; veja vídeo de IA
-
2BENEFÍCIO SOCIAL
Bolsa Família terá calendário especial de pagamentos em novembro e dezembro; confira as datas
-
3POLÍTICA
Veja os resultados das eleições neste início da apuração
-
4ELEIÇÕES
Acompanhe minuto a minuto o 2º turno das eleições no Brasil 2026
-
5POLÍTICA
Marco Rubio articulou saída de Flávio Bolsonaro do Brasil, diz aliado