Geral

Trump diz que há 'negociações amigáveis' entre EUA e Irã

Presidente se mostra otimista sobre o fim das hostilidades

Sputnik Brasil 27/07/2026
Trump diz que há 'negociações amigáveis' entre EUA e Irã
Donald Trump revela 'negociações amigáveis' entre Estados Unidos e Irã para encerrar conflitos. - Foto: © AP Photo / Paul Sancya

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (27) que "negociações amigáveis" estão em andamento entre os EUA e o Irã para encerrar as hostilidades no Oriente Médio.

"Estamos dando uma surra neles. Mas veremos como isso termina. Neste momento, há negociações muito amigáveis em andamento", declarou Trump durante discurso em Milford, Michigan.

Teerã, por sua vez, também estaria solicitando a Washington a suspensão do bloqueio naval, acrescentou o presidente.

Segundo o site Axios, no último sábado (25), Trump teria ordenado a interrupção de novos ataques contra o Irã, pausando uma sequência de 13 dias de ofensivas. Mais cedo, nesta segunda-feira, ele comentou que Teerã havia pedido uma reunião com Washington, enfatizando que os EUA poderiam retomar ações militares caso o acordo não avançasse.

Na noite de 17 para 18 de junho, Teerã e Washington assinaram um memorando para encerrar o conflito iniciado em 28 de fevereiro. Contudo, desde 8 de julho, as forças dos EUA realizaram uma série de ataques contra o Irã. O Comando Central dos EUA alegou que as ofensivas eram resposta a ações iranianas contra navios comerciais que cruzavam o estreito de Ormuz. Em resposta, forças iranianas atacaram bases dos EUA na região.

Em 12 de julho, o Irã anunciou o fechamento do estreito até a retirada das forças dos EUA. No dia seguinte, Trump declarou que os EUA se tornariam "guardiões" de Ormuz e restabeleceu o bloqueio aos portos iranianos.

Dois terços dos americanos desaprovam conflito

Apenas um em cada três cidadãos dos EUA aprova a campanha militar contra o Irã — o menor índice desde o início do conflito — segundo uma pesquisa Reuters/Ipsos divulgada nesta segunda-feira.

Além disso, 69% dos entrevistados acreditam que Trump não conseguiu explicar claramente os objetivos dos EUA no conflito.

A pesquisa foi realizada de sexta-feira (24) a domingo (26) com 1.246 adultos americanos, apresentando uma margem de erro de 3 pontos percentuais.