Geral
França adapta aeronave de carga para combater incêndios; 200 mil pessoas já foram evacuadas
Na luta contra incêndios, 1,5 milhão de máscaras são distribuídas em meio a evacuações em massa.
A França está usando aeronaves de carga para lançar retardantes de chamas sobre incêndios florestais, após quase 200 mil evacuações. O país se prepara para empregar neste sábado, 25, um avião de A400M adaptado para combater as chamas. Somadas às cerca de 70 mil pessoas evacuadas no centro da Espanha, as queimadas desta semana no sul da Europa já deslocaram mais de um quarto de milhão de moradores.
O ministro do Interior francês, Laurent Nunez, citou a batalha como "longa e muito difícil". Com a previsão de mudança do vento, de oeste para leste, autoridades e bombeiros intensificaram a abertura de trincheiras e o uso de substâncias químicas para controlar as chamas e evitar que se aproximem ainda mais de Bordeaux, a cerca de 30 km do foco do incêndio, de acordo com Nunez.
O governo francês mobilizou soldados para reforçar as equipes de combate e providenciou 1,5 milhão de máscaras para proteção contra a fumaça. Em mensagem publicada no X, o primeiro-ministro Sébastien Lecornu disse que a prioridade é "proteger vidas humanas" e defendeu o cumprimento imediato das ordens de retirada, enquanto autoridades ampliavam as áreas de evacuação entre o incêndio e a cidade, incluindo partes de subúrbios a oeste de Bordeaux.
Na Espanha, o primeiro-ministro Pedro Sánchez afirmou que a melhora do tempo neste sábado ajuda os trabalhos para conter as chamas, após uma semana de incêndios considerados mais difíceis de enfrentar devido ao calor intenso e à velocidade de propagação.
*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação da Broadcastsistema de notícias em tempo real do Grupo Estado
Mais lidas
-
1CVRISE FINANCEIRA
Tesouro Nacional bloqueia repasses do FPM para cinco municípios de Alagoas
-
2CULTURA E TURISMO
Palmeira dos Índios anuncia hoje a programação oficial do Festival de Inverno 2026
-
3ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas
-
4CORRUPÇÃO
Rio tem R$ 71,8 bilhões em contratos e recursos públicos sob investigação por corrupção
-
5CULTURA
Morre cantor gospel, vítima de doença rara, aos 41 anos