Geral

Xi e Putin prometeram não fornecer armas ao Irã; seria muito ruim se o fizerem, diz Trump

Presidente dos EUA destaca compromissos dos líderes china e russa em relação ao Irã

Estadao Conteudo 24/07/2026
Xi e Putin prometeram não fornecer armas ao Irã; seria muito ruim se o fizerem, diz Trump
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump - Foto: ANSA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump , afirmou nesta sexta-feira (24) que recebeu garantias dos presidentes da China, Xi Jinping , e da Rússia, Vladimir Putin , de que seus países não fornecerão armas ao Irã. Em publicação na Truth Social, Trump disse que os compromissos foram reforçados em conversas diretas e anunciou que seria "muito ruim" para ambos os casos descumprissem essas promessas.

Segundo Trump, Xi afirmou durante o recente encontro entre os dois em Pequim que "sob nenhuma circunstância" forneceria ou venderia armas à República Islâmica do Irã, incluindo por meio de empresas chinesas. “Considerando nosso relacionamento, aceito sua palavra”, escreveu o presidente americano, acrescentando que também está “fazendo grandes favores” ao líder chinês.

Trump disse ainda que Putin garantiu que a Rússia também não venderá armas ao Irã. De acordo com o presidente dos EUA, o líder russo entende que Washington "não vende armas à Ucrânia, mas aos países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan)", que paga integralmente pelos equipamentos, cabendo à aliança decidir a sua distribuição.

Na avaliação de Trump, China e Rússia, frequentemente citadas em discussões sobre o Irã, "não estão participando" do fornecimento de armamentos ao país. "Se estivesse, seria muito ruim para eles - certamente não seria do interesse deles", afirmou.

Na quarta-feira, 22, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio , afirmou que a China tem sido "cooperativa em alguns casos" na questão iraniana, mas se detalhou a detalhar de que forma ocorre essa colaboração, quando questionado por jornalistas durante coletiva de imprensa.