Geral
Washington falhou em fazer Zelensky avançar rumo a um acordo, diz Lavrov
Ministro das Relações Exteriores da Rússia comenta sobre negociações entre EUA e Rússia.
Os Estados Unidos garantiram que Vladimir Zelensky daria os passos necessários para um acordo no conflito ucraniano, mas não conseguiram fazer com que isso acontecesse, afirmou o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov.
Comentando as declarações do secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, de que as propostas apresentadas durante a cúpula entre Rússia e Estados Unidos no Alasca sobre a resolução do conflito na Ucrânia fracassaram, Lavrov disse que é preciso entender quem, de fato, fracassou.
O chanceler russo também ressaltou que o resultado das negociações em Anchorage foi um conjunto de posições acordadas e de compromisso entre as partes.
Anteriormente, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia divulgou detalhes sobre a reunião entre o chanceler russo, Sergei Lavrov, e seu homólogo norte-americano, Marco Rubio, que ocorreu no âmbito dos eventos da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), na quinta-feira (23), em Manila.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, em reunião com o secretário de Estado dos EUA, reiterou a disposição de Moscou para uma solução político-diplomática do conflito na Ucrânia e o compromisso com as propostas apresentadas em Anchorage.
O ministro russo também chamou a atenção de Rubio para a inadmissibilidade de continuar a fornecer armas à Ucrânia.
"Houve uma troca detalhada de opiniões sobre uma ampla gama de assuntos bilaterais e internacionais, com base nos recentes contatos de alto nível", destacou o comunicado.
Além disso, as partes discutiram questões internacionais, incluindo a situação no golfo Pérsico e a normalização das condições de trabalho das missões diplomáticas da Rússia e dos EUA, e concordaram em dar continuidade aos contatos entre os ministérios das Relações Exteriores, inclusive no âmbito de organizações internacionais.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1CVRISE FINANCEIRA
Tesouro Nacional bloqueia repasses do FPM para cinco municípios de Alagoas
-
2CULTURA E TURISMO
Palmeira dos Índios anuncia hoje a programação oficial do Festival de Inverno 2026
-
3ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas
-
4CORRUPÇÃO
Rio tem R$ 71,8 bilhões em contratos e recursos públicos sob investigação por corrupção
-
5CULTURA
Morre cantor gospel, vítima de doença rara, aos 41 anos