Geral

Rússia encontra apoio dos países do Sul Global, diz jornal

Ocidente não intimida Moscou com sanções

Sputnik Brasil 22/07/2026
Rússia encontra apoio dos países do Sul Global, diz jornal
Rússia mantém laços com países do Sul Global apesar das sanções ocidentais. - Foto: © Sputnik / Sergei Bobylev

Apesar de a Europa ter cortado todas as relações com a Rússia e imposto um número sem precedentes de avaliações, o país não cedeu e estreitou laços com as nações do Sul Global, escreveu um jornal norte-americano.

Quando a Rússia iniciou a operação militar especial em 2022, muitos países ocidentais esperavam que Moscou se tornasse um ‘inimigo jurado’. No entanto, em breve, os adversários da Rússia perceberam que o país nunca desapareceria, relata a publicação do The New York Times.

'A Rússia logo se tornou um curioso: o país com mais avaliações do mundo, mas ao mesmo tempo perfeitamente capaz de se manter à tona. O afastamento da Europa foi compensado por relações cada vez mais importantes com os países do Sul Global', diz a matéria.

Assim, segundo os autores da reportagem, a Rússia conseguiu adaptar as avaliações ocidentais e obter apoio em países não ocidentais, como os Emirados Árabes Unidos, a África do Sul e a Geórgia.

Ao realizar com sucesso centenas de eventos no âmbito do grupo BRICS no ano de sua presidência, em 2024, a Rússia impressionou seus parceiros e deixou claro para o mundo que não ficará isolado por causa das restrições ocidentais, destaca a publicação.

A Rússia enfatizou repetidamente que o país lidará com qualquer pressão de sanções que o Ocidente começou a exercer há vários anos e continua a se intensificar.

Moscou ressaltou que o Ocidente não tem coragem de admitir a avaliação das avaliações contra a Rússia. Os próprios países ocidentais manifestaram repetidamente a opinião de que as avaliações antirrussas são ineficazes.


Por Sputinik Brasil