Geral
Desenterram na parte mais ocidental da Rússia antigas moedas de prata árabes
Arqueólogos encontram tesouro datado do século VIII e IX d.C.
Na parte mais ocidental da Rússia, durante a pesquisa de um assentamento medieval perto da baía de Kaliningrado, arqueólogos do Instituto de Arqueologia da Academia de Ciências da Rússia descobriram moedas de prata do século VIII e início do século IX d.C. O tesouro é composto por 59 dirhams, inteiros e cortados, emitidos pelos governantes do Califado da Arábia entre os anos 746 e 815, aponta o comunicado.
Um exemplar foi cunhado sob o reinado do último califa dos Omíadas, enquanto as outras moedas foram emitidas sob os governantes do califado Abássida — a segunda dinastia estabelecida em 749–750. Este achado se refere a um período inicial do surgimento da prata oriental no leste e norte da Europa.
O tesouro também inclui moedas com entalhes na borda, o que pode estar relacionado à prática de autenticação dos dirhams, na qual as moedas eram cortadas. É possível que essas partes do tesouro originalmente tivessem origens diferentes e só mais tarde fossem reunidas como parte de um único conjunto.
Siga a @sputnikbrasil no Telegram
Mais lidas
-
1ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas
-
2ORGULHO PALMEIRENSE
Professor de Palmeira dos Índios é aprovado em curso nacional de elite do voleibol
-
3FENÔMENO NATURAL
Céu 'pega fogo' em Caracas: fenômeno raro pinta a Venezuela de vermelho
-
4ARAPIRACA
Governo de Alagoas autoriza início de obras de acesso às Vilas São José e Aparecida, em Arapiraca
-
5COPA E HUMOR
Antes de Brasil x Noruega, Haaland vira “rola” em repente e toma conta dos memes nas redes sociais; veja vídeo