Geral
STF libera penduricalhos de juízes com limites mais restritos
Por 6 votos a 4, Corte fixou teto de 35% para verbas indenizatórias e autorizou gratificação por tempo de serviço
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (30), por maioria de 6 votos a 4, liberar o pagamento dos chamados “penduricalhos” a juízes, mas com regras mais restritas.
A ministra Cármen Lúcia acompanhou os relatores Flávio Dino, Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes e Cristiano Zanin, além do presidente da Corte, Luiz Edson Fachin, consolidando a tese que limita os pagamentos.
Foi derrotada a versão mais ampla, defendida pelos ministros Nunes Marques, Luiz Fux, André Mendonça e Dias Toffoli.
Os ministros fixaram que as verbas indenizatórias poderão chegar a, no máximo, 35% do salário. A decisão também autoriza uma gratificação de 5% a cada cinco anos de serviço, o que permite a integrantes do topo da carreira receber até R$ 78 mil.
Cármen Lúcia ressaltou que o STF decidiu o caso concreto, mas destacou que cabe ao Congresso Nacional aprovar uma lei para organizar, de forma definitiva, as regras sobre remuneração de servidores públicos.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1LOTERIAS
Horário da Quina de São João: veja como acompanhar o resultado
-
2ALARME FALSO
'Misantropia': sistema da Defesa Civil é invadido e dispara mensagem falsa em várias cidades
-
3INFRAESTRUTURA
Governo inaugura duplicação da AL-110 entre Arapiraca e São Sebastião
-
4ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas
-
5EVENTO
Arapiraca sediará evento internacional que reúne pesquisadores do Brasil e do exterior