Geral

KC-390 da FAB decola a pedido de Lula para missão de resgate na Venezuela devastada por terremotos

Sputnik Brasil 26/06/2026
KC-390 da FAB decola a pedido de Lula para missão de resgate na Venezuela devastada por terremotos
Foto: © Sputnik / Guilherme Correia

O governo brasileiro enviou nesta sexta-feira (26) missão humanitária de busca e resgate à Venezuela, em resposta aos terremotos que atingiram o país na terça-feira (23) e mataram dois cidadãos brasileiros.

A aeronave KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou da Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos (SP), com 44 profissionais e 12 toneladas de carga, incluindo equipamentos de resgate, suprimentos e uma caminhonete para apoio às operações em campo.

A missão foi autorizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a pedido do governo venezuelano e é coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE).

A equipe é composta por agentes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec/MIDR), bombeiros militares dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Paraná, e quatro especialistas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

O major Anderson Dias, comandante da aeronave, explicou o trajeto da missão. "Decolando de São Paulo, prosseguiremos até Boa Vista para fazer um pouso técnico de abastecimento da aeronave, e depois rapidamente já decolaremos até um aeródromo militar em Maracay, na Venezuela, onde fazemos o processo de desembarco", afirmou. Sobre o tempo de viagem, o militar disse que "dependendo da decolagem aqui, mais umas 11 horas após nossa decolagem, deveríamos estar pousando já em solo venezuelano."

Dias destacou a versatilidade do KC-390, aeronave fabricada pela Embraer e em operação na FAB desde 2019. "Nós fazemos aqui agora transporte de carga de pessoal, mas tem diversas capacidades, seja combate a incêndio de voo — atuamos no Pantanal em 2024 —, transportamos oxigênio durante a pandemia de Covid, fazemos atividades de lançamento de carga de pessoal. É uma aeronave extremamente versátil e capaz para diversas missões da Força Aérea Brasileira", disse.

O diretor do Departamento de Preparação e Socorro da Sedec e coordenador da operação, Armin Braun, detalhou os objetivos da missão. "Estamos levando uma equipe da Defesa Civil Nacional, com equipes de busca e resgate, além de equipes da Anatel para fazer a detecção desses aparelhos celulares, porque próximo desses aparelhos a gente pode encontrar pessoas com vida, com cães que auxiliam na busca para a gente encontrar pessoas nesses locais", afirmou.

Braun acrescentou que o "objetivo é chegar lá hoje e iniciar as atividades e encontrar pessoas com vida, resgatar pessoas".

O diretor também antecipou uma segunda fase da operação. "No segundo momento a gente vai enviar também equipes de assistência humanitária, equipes de saúde. Amanhã está indo um outro avião levando um hospital de campanha, com medicamentos", disse.

A bombeira militar Daniela Oliveira, do Corpo de Bombeiros de São Paulo, destacou a preparação da equipe e a autossuficiência como prioridade. "A gente está indo totalmente equipados para ser autossuficientes. Essa é a palavra-chave quando a gente fala em um apoio em outro local, para a gente não dar trabalho para quem está lá", afirmou.

Oliveira, que já atuou em missões anteriores, como na Turquia, também ressaltou que a equipe ainda pode encontrar sobreviventes. "Vamos chegar ainda com chances grandes de encontrar pessoas vivas. Então a nossa expectativa é atuar em cenários em que a gente encontre ainda pessoas vivas."

O Ministério das Relações Exteriores confirmou a morte de dois brasileiros nos terremotos e informou que presta assistência consular às famílias das vítimas.


Por Sputinik Brasil