Geral

Arapiraca inicia implantação de nova estratégia para monitorar mosquito da dengue

Capacitação prepara equipes para uso de ovitrampas, armadilhas que ajudam a identificar áreas com maior presença do Aedes aegypti.

Prefeitura de Arapiraca 23/06/2026
Arapiraca inicia implantação de nova estratégia para monitorar mosquito da dengue
Capacitação em Arapiraca prepara equipes para monitoramento do Aedes aegypti com ovitrampas.

A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realizou uma capacitação para implantar uma nova estratégia de vigilância entomológica voltada ao monitoramento do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A iniciativa prevê o uso de ovitrampas, armadilhas de baixo custo consideradas fundamentais para acompanhar e controlar a população do mosquito no município.

A capacitação ocorreu nos dias 18 e 19 de junho e foi destinada a supervisores de endemias, técnicos da Vigilância Municipal e laboratoristas. O objetivo foi qualificar os profissionais para o acompanhamento, o registro e a instalação das armadilhas em pontos estratégicos de Arapiraca.

A programação contou com um momento teórico, com orientações sobre vigilância entomológica — área voltada ao estudo de insetos transmissores de doenças —, funcionamento das armadilhas, protocolo operacional e uso do sistema Conta Ovos. A ferramenta foi desenvolvida pela Fiocruz, pelo projeto Mosqlimate e pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (CEFET-RJ) para otimizar a contagem de ovos do mosquito.

No segundo dia, os profissionais participaram de uma atividade prática de campo, com instalação das ovitrampas, geolocalização e registro dos pontos monitorados. A preparação garante uma equipe mais qualificada para atuar na prevenção da dengue e de outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

“Cuidar da saúde da população também é se antecipar aos riscos. Com a implantação das ovitrampas, Arapiraca fortalece a vigilância do Aedes aegypti e passa a contar com uma ferramenta importante para orientar as ações de prevenção às arboviroses. Esse treinamento qualifica ainda mais nossas equipes, que estão todos os dias nos territórios, acompanhando de perto a realidade da população. É um trabalho que protege vidas e fortalece o SUS em Arapiraca”, afirmou a secretária Rafaella Albuquerque.

Tecnologia descomplicada

As ovitrampas são armadilhas simples, formadas por pequenos recipientes com água e uma palheta que atrai a fêmea do mosquito para depositar seus ovos. A partir da coleta e análise dessas palhetas, as equipes conseguem identificar as áreas com maior atividade do inseto e direcionar as ações de controle de forma mais rápida e estratégica.

A implantação da ferramenta fortalece a vigilância entomológica do município, permitindo que Arapiraca acompanhe com mais precisão os pontos de maior risco e atue de maneira preventiva, antes que ocorra aumento expressivo de casos de arboviroses.