Geral

Defesa antiaérea russa abate 5 mísseis Storm Shadow e 462 drones, diz ministério

Segundo o Ministério da Defesa da Rússia, ações nas últimas 24 horas também atingiram fábricas de drones e infraestrutura usada por tropas ucranianas

Sputnik Brasil 23/06/2026
Defesa antiaérea russa abate 5 mísseis Storm Shadow e 462 drones, diz ministério
Defesa antiaérea russa teria abatido mísseis Storm Shadow e drones ucranianos, segundo Moscou - Foto: © Sputnik / Maksim Blinov

A defesa antiaérea russa derrubou, nas últimas 24 horas, cinco mísseis de cruzeiro Storm Shadow e 462 drones ucranianos de asa fixa, informou nesta terça-feira (23) o Ministério da Defesa da Rússia.

No mesmo período, segundo a pasta, tropas russas assumiram o controle de cerca de 130 prédios na cidade de Konstantinovka, na República Popular de Donetsk (RPD), e eliminaram até 90 militares ucranianos.

O ministério afirmou ainda que o Exército russo atingiu fábricas de drones ucranianos de longo alcance, além de instalações de energia e transporte que abasteciam a atuação das tropas ucranianas na linha de frente.

De acordo com o balanço, o agrupamento russo Tsentr (Centro) teria eliminado, no último dia, até 330 militares ucranianos, além de três blindados, seis veículos e uma peça de artilharia de campanha.

Já o agrupamento Sever (Norte), conforme a Defesa russa, eliminou mais de 215 soldados ucranianos, 12 veículos e duas estações de guerra eletrônica.

Na área de atuação do agrupamento Yug (Sul), as tropas ucranianas teriam perdido mais de 185 homens, dois blindados, 24 veículos e uma peça de artilharia de campanha.

O ministério também informou que, como resultado do avanço do agrupamento Zapad (Oeste), as forças ucranianas perderam mais de 200 efetivos, um blindado, 13 veículos e duas peças de artilharia de campanha.

Segundo o comunicado, o agrupamento Vostok (Leste) eliminou mais de 315 combatentes ucranianos, quatro blindados, uma peça de artilharia de campanha e sete veículos.

O agrupamento Dniepre, por sua vez, teria eliminado mais de 50 soldados ucranianos, uma peça de artilharia de campanha e 12 veículos.

O Ministério da Defesa russo informou ainda que o balanço integra os resultados acumulados desde o início da chamada operação militar especial, em 2022.

Por Sputnik Brasil