Geral
Estudantes protestam contra cortes nas universidades públicas de SP
Manifestação na Avenida Paulista reuniu universitários em defesa de permanência estudantil, financiamento e investimentos em educação e pesquisa
Estudantes protestaram na noite desta quarta-feira (17) contra cortes de recursos nas universidades públicas paulistas. A manifestação ocupou as pistas da Avenida Paulista, na altura do Museu de Arte de São Paulo (MASP), na capital paulista.
O movimento, que realiza protestos constantes e pacíficos desde fevereiro deste ano, reivindica mais qualidade nas políticas de permanência estudantil, financiamento adequado, melhoria da estrutura e ampliação dos investimentos em educação e pesquisa.
A marcha contou com a participação de centenas de universitários, que seguiram em direção à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).
Leia também: Estudantes encerram greve de quase dois meses na USP.
Os estudantes da Universidade de São Paulo (USP) realizaram uma greve de mais de 40 dias, encerrada no início do mês, na qual cobraram o reforço das políticas de permanência estudantil, o fim da terceirização dos restaurantes universitários, diálogo permanente sobre a gestão dos espaços estudantis, priorização da educação e o fim dos cortes no orçamento da universidade.
Segundo os alunos, a paralisação permitiu a abertura de diálogo com a reitoria. Estudantes de outras instituições, como a Unicamp e a Unesp, também realizaram mobilizações.
Sobre as manifestações, o governo estadual entende que as demandas devem ser tratadas diretamente pelas reitorias das universidades.
Fonte: Agência Brasil.
Mais lidas
-
1ACIDENTE AÉREO
Vídeo mostra momento em que helicóptero atinge o solo no Recreio dos Bandeirantes
-
2RIO DE JANEIRO
Apagão deixa bairros da Grande Tijuca sem luz e afeta trânsito na Zona Norte do Rio
-
3OCORRÊNCIA
Acidente envolvendo carreta deixa duas vítimas fatais no trecho da Chã dos Costas
-
4DOCUMENTAÇÃO
Detran Alagoas é o primeiro do Brasil a ofertar carros automáticos gratuitos para exames práticos
-
5PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
Raízes de Arapiraca ultrapassa 560 documentários e reafirma legado de preservação da memória do povo arapiraquense