Geral

Nio, antiga Oi Fibra, prepara lançamento de internet móvel

Serviço será oferecido em parceria com a Surf Telecom, usando a rede da TIM, nas cerca de 300 cidades onde a empresa atua

Estadao Conteudo 17/06/2026
Nio, antiga Oi Fibra, prepara lançamento de internet móvel
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

A provedora de banda larga fixa Nio , antiga Oi Fibra, vai ingressar no mercado de internet móvel. Os novos planos deverão ser oferecidos aos clientes a partir do segundo semestre deste ano nas cerca de 300 cidades onde a companhia está presente.

O serviço será viabilizado por meio de uma parceria comercial com a Surf Telecom , operadora móvel virtual, conhecida pela sigla em inglês MVNO. Nesse modelo, a empresa presta o serviço utilizando a rede de terceiros — neste caso, a infraestrutura da TIM.

Com a iniciativa, a Nio busca ampliar sua oferta de serviços convergentes de telecomunicações, reunindo banda larga fixa, internet móvel e soluções digitais, como streaming de vídeo, em pacotes integrados para fortalecer o relacionamento com os clientes.

A estratégia tem ganhado espaço no setor porque os combos ajudam a elevar a receita média por usuário e controlam a tendência de cancelamento, já que diferentes serviços passam a ser concentrados em um único boleto. Em um mercado cada vez mais competitivo, a convergência se tornou um diferencial para provedores de banda larga fixa. Empresas como Unifique, Brisanet e Vero também apostaram nesse modelo.

"O lançamento reforça nossa visão de simplificar a vida digital dos clientes. A ideia é complementar a experiência da fibra, atendendo diferentes necessidades em uma única jornada, com a nossa essência, que é descomplicar a vida dos clientes de forma leve", afirmou o presidente da Nio, Márcio Fabbris.

A Nio possui 3,5 milhões de clientes no país, o que se coloca como a terceira maior empresa do segmento de banda larga fixa, com 6,3% de participação de mercado, segundo ranking da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A antiga Oi Fibra foi vendida pela Oi, em recuperação judicial, para a V.tal, grupo de telecomunicações controlado por fundos geridos pelo BTG Pactual. A operação, de R$ 5,75 bilhões, foi concluída em fevereiro de 2025. Após uma mudança de controle, a Oi Fibra passou a se chamar Nio.

A provedora também vem buscando crescer na oferta de conectividade para pequenas e médias empresas (PMEs), com planos de banda larga e canais de atendimento específicos para negócios, franquias, clínicas, escritórios e outros negócios locais.