Geral

Trabalhadores iniciam remoção do nome de Trump da fachada do Kennedy Center

Decisão judicial determinou a retirada de referências ao presidente do centro de artes em Washington

Estadao Conteudo 13/06/2026
Trabalhadores iniciam remoção do nome de Trump da fachada do Kennedy Center
Trabalhadores iniciam remoção do nome de Trump da fachada do Kennedy Center - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O nome do presidente Donald Trump começou a ser removido da fachada do Kennedy Center na manhã deste sábado, 13. A retirada do prefixo “The Donald J. Trump and”, instalado em letras douradas acima da inscrição “The John F. Kennedy Center for the Performing Arts”, foi acompanhada por uma multidão que gritava “tirem isso” e também aplaudia a ação.

No fim de maio, uma decisão judicial entendeu que o conselho do centro de artes excedeu sua autoridade legal ao “renomear unilateralmente” o espaço em homenagem ao presidente Trump.

O prazo para a retirada de quaisquer referências ao presidente no Kennedy Center terminou na sexta-feira, 12. No entanto, a administração do centro pediu prorrogação até o meio-dia deste sábado, alegando as tempestades que atingiram a região de Washington.

Outras referências ao republicano, como as que apareciam no site da instituição e em e-mails institucionais, já haviam sido removidas.

Um comunicado enviado na quinta-feira, 4, pelo escritório do conselho geral do Kennedy Center à equipe orientava que assinaturas de e-mail, papel timbrado e outros documentos passassem a refletir apenas o nome “The John F. Kennedy Center for the Performing Arts” ou “Kennedy Center”.

Desde o início deste mandato, em janeiro de 2025, Trump tem rebatizado instituições e espaços com o próprio nome. Em dezembro do ano passado, além do Kennedy Center, o Instituto da Paz dos EUA passou a ser chamado Instituto da Paz Donald J. Trump.

Em Palm Beach, um trecho da estrada que liga o aeroporto à propriedade de Trump foi recentemente renomeado para Donald J. Trump Boulevard. No fim de março, o Departamento do Tesouro dos EUA anunciou que incluiria a assinatura do republicano nas notas da moeda local.

A partir de 1º de julho, o Aeroporto Internacional de Palm Beach, um dos mais movimentados da Flórida, será renomeado para Aeroporto Internacional Presidente Donald J. Trump. (Com agências internacionais)