Geral

Trump pede a Pulte redução de equipes em agências federais de inteligência

Presidente americano afirmou que busca um nome permanente para comandar o Escritório do Diretor de Inteligência Nacional

Estadao Conteudo 10/06/2026
Trump pede a Pulte redução de equipes em agências federais de inteligência
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump - Foto: © ANSA/EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira, 10, que pediu a William Pulte, nomeado para atuar como diretor interino de Inteligência Nacional, uma redução “imediata e necessária” no escritório, com a devolução de servidores às suas agências de origem.

“Ao mesmo tempo, estou procurando um candidato permanente para o Escritório do Diretor de Inteligência Nacional (ODNI, na sigla em inglês), com experiência em Segurança Nacional”, escreveu o republicano na Truth Social.

Segundo Trump, a FISA 702 — lei que permite que agências de inteligência dos EUA interceptem e pesquisem comunicações de cidadãos estrangeiros sem a necessidade de mandado judicial — é “muito importante” para as Forças Armadas e para manter a população americana segura, especialmente durante a Copa do Mundo e as celebrações dos 250 anos dos Estados Unidos.

“Se nada for feito, esta importante lei expirará esta semana. Estou pedindo ao Congresso que me envie uma extensão de curto prazo da FISA para garantir tempo para a seleção e confirmação de um chefe permanente da agência”, acrescentou Trump.

Na terça-feira, 9, o presidente americano defendeu Pulte em meio à resistência no Congresso à sua nomeação.