Geral
EUA e Irã voltam a trocar ataques durante a noite
Washington afirma ter respondido a ataque contra helicóptero Apache; Teerã diz que retaliou contra bases norte-americanas no Bahrein e na Jordânia.
As forças dos Estados Unidos e do Irã voltaram a trocar ataques durante a noite desta quarta-feira (10), elevando a tensão no Oriente Médio.
De acordo com o Comando Central dos Estados Unidos (CENTCOM), os ataques norte-americanos foram realizados em resposta a uma ofensiva contra um helicóptero Apache.
Segundo relatos da mídia ocidental, os bombardeios dos EUA atingiram radares e baterias antiaéreas nas proximidades do estreito de Ormuz, região estratégica para o transporte internacional de petróleo.
Donald Trump classificou a ação como uma “resposta poderosa” ao episódio que envolveu a perda do helicóptero.
O Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês) confirmou ataques norte-americanos no sul do Irã. Segundo a organização, foram atingidos uma torre de telecomunicações e dois reservatórios de água.
O IRGC também afirmou ter retaliado, lançando ataques contra bases dos Estados Unidos no Bahrein e na Jordânia. De acordo com Teerã, mísseis atingiram hangares com caças F-35 e um centro de comando norte-americano.
O CENTCOM declarou que os ataques, classificados como “defensivos”, foram concluídos e informou que as tropas permanecem em estado de prontidão.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1PERFIL | JUSTIÇA
Quem é a juíza Elizabeth Machado Louro, responsável pelo julgamento do Caso Henry Borel
-
2ATAQUE NA PRAIA DE PIEDADE
Menino de 11 anos é atacado por tubarão e passa por cirurgia em Pernambuco
-
3ACIDENTE INDUSTRIAL
Fábrica de fogos de artifício pega fogo e causa explosões em Malta
-
4TÊNIS BRASILEIRO FAZ HISTÓRIA
João Fonseca quebra jejum de mais de 20 anos ao chegar às quartas de final de Roland Garros
-
5CASO HENRY BOREL
Atual mulher de Jairinho depõe no julgamento e minimiza relatos de violência: 'Defeito dele era a infidelidade'