Geral
A nova fronteira do agro: como o Brasil pode liderar a IA na agricultura
Especialistas apontam que soberania tecnológica, infraestrutura nacional de dados e investimentos robustos serão decisivos para o país avançar no setor.
A inteligência artificial (IA) avança rapidamente sobre um dos setores mais estratégicos da economia mundial: a produção de alimentos. A aposta nessa tecnologia ocorre em um momento de crescente pressão sobre os sistemas agrícolas e coloca países como o Brasil diante de um desafio que vai além da eficiência produtiva: a soberania tecnológica.
Para o engenheiro Luiz Claudio Schara Magalhães, não é possível alcançar plena soberania digital sem desenvolver capacidades próprias em inteligência artificial. Segundo ele, embora o Brasil tenha avançado na construção de infraestrutura nacional para pesquisa e armazenamento de dados, como a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a IA exige uma base tecnológica muito mais complexa.
Magalhães avalia que o Brasil tem condições de liderar o desenvolvimento de soluções de inteligência artificial voltadas ao agronegócio. No entanto, destaca que essa liderança depende não apenas de conhecimento científico, mas também de infraestrutura nacional de processamento e armazenamento de dados.
"Se a gente está usando uma infraestrutura que não é nossa, os nossos dados não estão sob nosso domínio", afirma o pesquisador.
Para ele, a capacidade de armazenar e processar dados em território nacional tornou-se uma questão estratégica, ligada à soberania tecnológica e até à segurança nacional, especialmente em áreas sensíveis e de grande relevância econômica, como a produção de alimentos.
O engenheiro também ressalta que a IA pode acelerar pesquisas, ampliar a produtividade e contribuir para aprimoramentos genéticos no campo. Mas, para isso, será necessário garantir investimentos robustos, planejamento de longo prazo e domínio sobre tecnologias consideradas essenciais para o futuro do agro.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1PERFIL | JUSTIÇA
Quem é a juíza Elizabeth Machado Louro, responsável pelo julgamento do Caso Henry Borel
-
2ATAQUE NA PRAIA DE PIEDADE
Menino de 11 anos é atacado por tubarão e passa por cirurgia em Pernambuco
-
3ACIDENTE INDUSTRIAL
Fábrica de fogos de artifício pega fogo e causa explosões em Malta
-
4TÊNIS BRASILEIRO FAZ HISTÓRIA
João Fonseca quebra jejum de mais de 20 anos ao chegar às quartas de final de Roland Garros
-
5CASO HENRY BOREL
Atual mulher de Jairinho depõe no julgamento e minimiza relatos de violência: 'Defeito dele era a infidelidade'