Geral

Empresas russas estão prontas para investir em projetos em Cuba, declara vice-primeiro-ministro russo

04/06/2026
Empresas russas estão prontas para investir em projetos em Cuba, declara vice-primeiro-ministro russo
Foto: © AP Photo / Ramon Espinosa

Empresas russas estão prontas para investir em projetos de longo prazo em Cuba, apesar da pressão externa, declarou o vice-primeiro-ministro russo, Dmitry Chernyshenko, durante um diálogo empresarial Rússia-Cuba à margem do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF).

Chernyshenko destacou que a Rússia aumentou suas importações de Cuba em 20% até 2025. Entre as áreas promissoras de cooperação, ele mencionou os setores agroindustrial e tecnológico.

Em particular, especificou que "cerca de 90 empresas russas estão interessadas em exportar carne, laticínios e produtos de pescado para Cuba".

Além disso, enfatizou que a Rússia pode oferecer ao país latino-americano soluções nas áreas de tecnologia da informação, segurança cibernética, telemedicina e automação de negócios.

Falando sobre a esfera humanitária, Chernyshenko observou que uma filial de uma universidade federal foi inaugurada em Havana no ano passado e que oito centros de estudos da língua russa operam em Cuba.

"A Rússia e Cuba continuarão a fortalecer suas relações bilaterais. Nossa parceria está destinada a se tornar um exemplo da nova arquitetura da cooperação econômica internacional em um mundo multipolar", enfatizou.

Além disso, a Rússia fornece a Cuba carros dos fabricantes russos GAZ, UAZ, Kamaz e LADA.

"Moscou entregou 50 carros Moskvich para a frota de táxis de Havana", acrescentou Chernyshenko.

De modo geral, prosseguiu, a cooperação russo-cubana está se desenvolvendo em diversas áreas, sob acordos firmados no mais alto nível.

Acordo para o desenvolvimento de vacina contra o câncer

Rússia e Cuba vão assinar um memorando de entendimento para o desenvolvimento conjunto de uma vacina contra o câncer, anunciou o vice-primeiro-ministro russo.

"No ano passado, a Rússia forneceu a Cuba 600 substâncias para a produção de produtos farmacêuticos e, hoje, assinaremos um memorando para o desenvolvimento conjunto de uma vacina oncológica", afirmou.

Em maio passado, o diretor do Instituto de Oncologia e Radiologia de Cuba (INOR, na sigla em espanhol), Luis Eduardo Martín, disse à Sputnik que estão realizando diversos intercâmbios científicos com o Centro Clínico Científico e Prático N. P. Napalkov, em São Petersburgo, na Rússia, incluindo o desenvolvimento de medicamentos contra o câncer.

O diretor do INOR mencionou especificamente um biossimilar do anticorpo monoclonal Pembrolizumabe, que, segundo ele, "tem apresentado resultados muito bons". Ele explicou que ensaios clínicos com pacientes cubanos estão explorando a eficácia do medicamento no tratamento de melanomas e linfomas.

Martín também afirmou que especialistas cubanos e russos estão trabalhando juntos na avaliação geriátrica de pacientes com câncer.


Por Sputinik Brasil