Geral

Brasil doa 16 toneladas de arroz à Bolívia em ação humanitária

Itamaraty afirma que envio de alimentos não compromete abastecimento nacional; doação ocorre após conversa entre Lula e presidente boliviano

29/05/2026
Brasil doa 16 toneladas de arroz à Bolívia em ação humanitária
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O Ministério das Relações Exteriores informou nesta sexta-feira, 29, que o Brasil doou 16 toneladas de arroz beneficiado e cinco toneladas de leite em pó integral para a Bolívia. A ação humanitária foi realizada após diálogo entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente boliviano, Rodrigo Paz, ocorrido nesta semana.

"Em seguimento aos entendimentos alcançados entre os Presidentes do Brasil e da Bolívia, o Governo brasileiro doou aquele país, em caráter humanitário, 16 toneladas de arroz beneficiado e 5 toneladas de leite em pó integral. A doação não compromete o abastecimento nacional", informou o Itamaraty em nota oficial.

Os alimentos são transportados por uma aeronave cargueira KC-390 da Força Aérea Brasileira, que partiu da Base Aérea de Canoas nesta quarta-feira, 29 de maio, com chegada prevista para La Paz ainda no período da tarde.

A Bolívia enfrenta uma onda de protestos há quatro semanas. Manifestantes bloqueiam estradas com reivindicações que vão desde a renúncia de paz até mudanças em suas políticas.

Os protestos impactaram a economia do país, causando escassez de alimentos, combustíveis e medicamentos para a população boliviana.