Geral

Iplam reforça combate à poluição sonora no Centro de Maceió

Ações são intensificadas durante o período de São João e Copa do Mundo

28/05/2026
Iplam reforça combate à poluição sonora no Centro de Maceió
Fiscais do Iplam intensificam ações contra poluição sonora no Centro de Maceió durante festas e jogos.

Durante o período junino, o volume de ruídos em alguns pontos de Maceió tende a aumentar, principalmente nas áreas comerciais. Por esse motivo, o Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental (Iplam) intensificou as fiscalizações a partir desta quinta-feira (28), iniciando pelo calçadão do Centro.

Equipes de fiscalização, equipadas com sonômetros (decibelímetros), verificaram se os estabelecimentos comerciais estavam excedendo o limite de 75 decibéis permitido para áreas centrais — em outras regiões, o limite é de 65 decibéis. "A princípio, orientamos os locutores das lojas a reduzirem o volume e, nos casos em que não havia autorização para uso dos equipamentos, solicitamos a regularização em até 30 dias", explicou Alessandro Feitosa, agente de fiscalização do Iplam. Se houver reincidência, mesmo com autorização, os equipamentos podem ser apreendidos e os responsáveis, multados.

Comerciantes interessados em utilizar caixas de som devem procurar o Iplam, localizado na Rua Barão de Jaraguá, 398, no bairro do Jaraguá. Durante as festividades de São João e os jogos do Brasil na Copa do Mundo, os fiscais também realizarão medições de decibéis em locais de festas.

A fiscalização deve alcançar outros pontos comerciais de grande movimento em Maceió. A população pode colaborar denunciando abusos sonoros pelo e-mail [email protected].

“Esse trabalho visa coibir possíveis abusos. Todas as denúncias serão apuradas e encaminhadas aos nossos fiscais”, afirmou Rui Lisboa, diretor técnico do Iplam.