Geral

Irã ataca base dos EUA no Kuwait em resposta a bombardeio americano

Ofensiva ocorre após forças americanas atingirem alvos militares iranianos; negociações de paz continuam.

28/05/2026
Irã ataca base dos EUA no Kuwait em resposta a bombardeio americano
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

A Guarda Revolucionária do Irã confirmou, nesta quinta-feira (28), um ataque contra uma base dos Estados Unidos localizada no Kuwait. A ação foi uma retaliação ao bombardeio realizado anteriormente pelas forças americanas contra alvos militares iranianos, após o abate de quatro drones nas proximidades do Estreito de Ormuz.

O Exército do Kuwait reconheceu que enfrentou um ataque envolvendo mísseis e drones, mas não divulgou detalhes sobre os alvos atingidos. De acordo com a Guarda Revolucionária, áreas próximas ao Aeroporto Internacional de Bandar Abbas também foram alvo de ataques.

Durante o conflito iniciado no final de fevereiro, que entrou em cessar-fogo em 7 de abril, o Kuwait foi repetidamente alvo de ofensivas do Irã e de milícias xiitas do Iraque.

Apesar da retomada das hostilidades, representantes dos Estados Unidos e do Irã seguem negociando um possível acordo de paz.

Fonte: Associated Press.

*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.