Geral
Moraes é notificado por e-mail em processo movido pela Trump Media nos EUA
Ministro do STF tem 21 dias para responder à ação apresentada por Rumble e Trump Media na Justiça norte-americana
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi notificado judicialmente na última sexta-feira (25) para responder a uma ação judicial aberta contra ele, nos Estados Unidos, pela plataforma Rumble e pela Trump Media & Technology Group, empresa ligada ao ex-presidente norte-americano Donald Trump.
A confirmação foi feita pelo advogado Martin de Luca, representante da companhia, que publicou na rede social X o documento enviado pela Justiça Federal dos EUA a Moraes.
Notícias relacionadas:
- Justiça dos EUA nega liminar de Rumble e Trump Media contra Moraes.
- Rumble e Trump Media apresentam ação em tribunal dos EUA contra Moraes.
“Hoje, de acordo com uma ordem do Tribunal Federal dos EUA, Rumble e Trump Media notificaram o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes por e-mail”, escreveu o advogado.
Segundo o documento enviado a Moraes, ele tem 21 dias para responder à petição inicial apresentada em um tribunal da Flórida. Caso não responda, o ministro poderá ser julgado à revelação.
A notificação por e-mail foi solicitada após meses de tentativas frustradas da Justiça norte-americana de realizar o procedimento por meio da Convenção de Haia, que regula o envio de documentos oficiais entre países.
Entenda
A rede social Rumble e a Trump Media processaram Moraes nos EUA em 2025 após decisões do ministro que determinaram a retirada de perfis ligados a apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, investigados no Brasil por disseminação de desinformação e ataques ao Supremo e outras autoridades.
A empresa de Trump alega que as ordens de Moraes violaram a Primeira Emenda da Constituição dos EUA, que garante a liberdade de expressão.
Mais lidas
-
1DO PLANALTO AO COLINHO
“Papai Trump”: Flávio vira alvo de memes após saída do Brasil; veja vídeo de IA
-
2BENEFÍCIO SOCIAL
Bolsa Família terá calendário especial de pagamentos em novembro e dezembro; confira as datas
-
3POLÍTICA
Veja os resultados das eleições neste início da apuração
-
4ELEIÇÕES
Acompanhe minuto a minuto o 2º turno das eleições no Brasil 2026
-
5POLÍTICA
Marco Rubio articulou saída de Flávio Bolsonaro do Brasil, diz aliado