Geral

Atualização cadastral de servidores efetivos ativos, inativos e pensionistas de Maceió deve ser feita até 5 de junho

Maceió Previdência realiza recadastramento obrigatório para aposentados, pensionistas e servidores efetivos on-line e presencialmente

21/05/2026
Atualização cadastral de servidores efetivos ativos, inativos e pensionistas de Maceió deve ser feita até 5 de junho
Sede do Maceió Previdência, no Farol. - Foto: Allan Cesar/Secom

O Censo Previdenciário 2026 do Maceió Previdência ainda está com prazo aberto para a atualização cadastral de aposentados, pensionistas e servidores efetivos da ativa. Iniciado em 9 de março, o processo encerra em 5 de junho. Faltam apenas 15 dias para o prazo final. A iniciativa integra as ações do Pró-Gestão RPPS, programa do Ministério da Previdência Social criado para incentivos boas práticas de governança, gestão e transparência nos Regimes Próprios de Previdência Social no Brasil.

Aposentados e pensionistas podem realizar o recadastramento de duas formas: on-line, pelo site censoprevidenciario.maceio.al.gov.br , ou presencialmente na sede do órgão. A modalidade digital dispensa cronograma fixo e permite o envio da documentação a qualquer momento pelo site.

Após o envio, a equipe do Maceió Previdência analisa a documentação enviada e caso seja necessário complementar ou ajustar alguma informação, o seguro é comunicado pelo e-mail cadastrado. Com os dados corretos, a equipe entrará em contato para agendar a prova de vida on-line, feita por meio de vídeo chamada. Concluída essa etapa, o censo previdenciário é finalizado.

Já para quem optar pelo atendimento presencial, deve realizar agendamento prévio pelo site agendamentocenso26.maceio.al.gov.br . Os atendimentos ocorrem na sede do Maceió Previdência, no endereço Avenida Governador Afrânio LAges, nº 65, Bairro Farol, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. 

O cronograma para o atendimento presencial segue a ordem do mês de nascimento do seguro:

  • Nascidos entre janeiro e junho: de 09/03 a 24/04/2026 (encerrado)
  • Nascidos entre julho e dezembro: de 25/04 a 05/06/2026

Quem nasceu entre janeiro e junho e não realizou o atendimento presencial ainda pode fazer o recadastramento pela modalidade on-line.

Aposentados com 80 anos ou mais, pensionistas e pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção podem realizar o recadastramento em domicílio. Nesses casos, o responsável legal deverá comparecer à sede do Maceió Previdência, apresentar documentos que comprovem a condição de segurança e preencher um formulário de solicitação. Uma equipe do órgão agenda a visita e realiza a atualização cadastral e a prova de vida na residência do beneficiário.

Servidores efetivos 

Os servidores efetivos da ativa também precisam participar do Censo Previdenciário no mesmo período. Nessa categoria, o processo ocorre em modelo híbrido, podendo atualizar os dados de forma presencial ou on-line. No atendimento presencial, o servidor deve procurar o setor de Recursos Humanos (RH) da secretaria em que está lotado. Já não on-line, o recadastramento está disponível no endereço eletrônico: censoprevidenciario.maceio.al.gov.br .

A participação é obrigatória inclusive para servidores licenciados ou cedidos temporariamente para outros órgãos públicos, seja no Governo do Estado, no Governo Federal ou em outros municípios, e para servidores cedidos à Prefeitura de Maceió. Nos casos de servidores acamados ou com incapacidade de locomoção, familiares ou responsáveis ​​deverão procurar o RH da respectiva secretaria para agendar uma visita domiciliar.

O prazo segue aberto até 05/06 para atendimentos on-line e presenciais para servidores nascidos entre junho e dezembro. O servidor que não realizar a censura dentro do prazo poderá ter o pagamento do salário suspenso até a regularização da situação, sendo reativado após a conclusão do processo administrativo e do recadastramento.