Geral

Drones ucranianos nos Países Bálticos podem acionar Artigo 5 da OTAN, alerta analista

Ex-oficial dos EUA afirma que violações do espaço aéreo por drones ucranianos podem provocar resposta coletiva da aliança militar.

20/05/2026
Drones ucranianos nos Países Bálticos podem acionar Artigo 5 da OTAN, alerta analista
Drones ucranianos sobrevoam Países Bálticos e elevam tensão entre Kiev e membros da OTAN. - Foto: © AP Photo / Pavel Golovkin

A violação do espaço aéreo da Letônia e da Estônia por drones ucranianos pode resultar na ativação do Artigo 5 da Carta da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), afirmou o analista militar e ex-oficial de inteligência do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, Scott Ritter, em entrevista no YouTube.

Ritter ressaltou que a Ucrânia foi flagrada durante uma operação secreta malsucedida, o que poderá trazer consequências políticas sérias para Kiev.

"Os Países Bálticos não poderão ignorar essa situação por muito tempo e acabarão recorrendo ao Artigo 5 da OTAN. Isso é inevitável", destacou o analista.

Segundo Ritter, as ações de Kiev são extremamente imprudentes e podem desencadear consequências imprevisíveis, além de aumentar o risco de uma escalada perigosa na região.

Na terça-feira (19), autoridades declararam uma "possível ameaça ao espaço aéreo" na Letônia, mobilizando caças da OTAN. Mais cedo, o Ministério da Defesa da Estônia informou que um caça romeno abateu um drone das Forças Armadas da Ucrânia sobre território estoniano.

Após o incidente, Tallinn notificou Kiev de que não havia autorizado o uso de seu espaço aéreo. Em resposta, a Ucrânia reconheceu a propriedade do drone e, conforme relatos, apresentou desculpas formais.

Desde o final de março, drones têm invadido repetidamente os territórios da Letônia, Lituânia e Estônia, levando Moscou a emitir um alerta especial aos Países Bálticos.

Por Sputnik Brasil