Geral
Nova espécie de dinossauro gigante de 25 toneladas é encontrada na Tailândia
Fóssil de saurópode revela diversidade surpreendente de gigantes herbívoros no Sudeste Asiático há 113 milhões de anos
Paleontólogos identificaram uma nova espécie e gênero de dinossauro do grupo somphospondyli, pertencente aos titanossauriformes – o maior já registrado no Sudeste Asiático. A descoberta foi feita a partir de ossos fossilizados encontrados no nordeste da Tailândia, revelando que a região abrigava uma diversidade notável de grandes herbívoros durante o período Cretáceo inicial.
A espécie recém-descrita, batizada de Nagatitan chaiyaphumensis, viveu há cerca de 113 milhões de anos e impressiona pelo porte: chegava a 27 metros de comprimento e pesava entre 25 e 28 toneladas, segundo informações do portal Sci-News.
"Nosso dinossauro é grande para os padrões da maioria das pessoas – ele provavelmente pesava pelo menos 10 toneladas a mais do que Dippy, o Diplodoco", destacou Thitiwoot Sethapanichsakul, doutorando da University College London e autor principal do estudo.
Segundo Sethapanichsakul, o Nagatitan chaiyaphumensis foi apelidado de "o último titã" da Tailândia, pois foi encontrado na formação rochosa mais recente do país com registros de dinossauros.
Para posicionar a nova espécie na árvore evolutiva dos saurópodes, os pesquisadores compararam sua anatomia com mais de 150 outras espécies conhecidas.
A análise classificou o Nagatitan chaiyaphumensis dentro da família Euhelopodidae, um grupo de somphospondylanos titanosauriformes predominantemente asiáticos.
Com informações de Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1DESCOBERTA ASTRONÔMICA
Astrônomos identificam estrela de hipervelocidade ejetada do centro da Via Láctea
-
2GREVE
PM usa bombas e gás para desocupar reitoria da USP; estudantes prometem ato unificado na segunda (11)
-
3MACEIÓ
Servidores cobram JHC por caso Banco Master e perdas salariais
-
4POLÍTICA
“Se os Garrotes derem mais, eu fecho”: Vídeo vazado expõe Júlio Cezar e a política sem amor; veja vídeo
-
5INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Aeroporto de Penedo está pronto e aguarda autorização para primeiros voos, afirma Paulo Dantas