Geral

Bolsas asiáticas fecham em baixa após cúpula Xi-Trump terminar sem avanços

Kospi despenca em Seul após atingir máxima histórica; impasse entre EUA e China frustra expectativas do mercado

15/05/2026
Bolsas asiáticas fecham em baixa após cúpula Xi-Trump terminar sem avanços
Bolsas asiáticas - Foto: Reprodução

Por Sergio Caldas*

São Paulo, 15/05/2026 – As bolsas asiáticas encerraram o pregão desta sexta-feira em queda, com destaque para o forte recuo da bolsa de Seul, que tombou após registrar uma nova máxima intradiária. O movimento ocorreu após a cúpula de dois dias entre os presidentes dos EUA, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, em Pequim, terminar sem avanços concretos.

O índice sul-coreano Kospi recuou expressivos 6,12% em Seul, fechando a 7.493,18 pontos, após ultrapassar pela primeira vez a marca dos 8 mil pontos durante a sessão. O desempenho negativo foi puxado pelas ações das gigantes de semicondutores Samsung Electronics (-8,61%) e SK Hynix (-7,66%).

Em meio a negociações com seu sindicato nesta semana, a Samsung não conseguiu fechar acordo sobre a distribuição de seus lucros, impulsionados pelo boom da inteligência artificial (IA). Os trabalhadores sindicalizados exigem que 15% do lucro operacional seja destinado a bônus, ameaçando greve entre 21 de maio e 7 de junho caso não haja avanço.

Em outros mercados asiáticos, o japonês Nikkei caiu 1,99% em Tóquio, a 61.409,29 pontos; o Hang Seng recuou 1,62% em Hong Kong, a 25.962,73 pontos; e o Taiex perdeu 1,39% em Taiwan, a 41.172,36 pontos.

Na China continental, o índice Xangai Composto teve baixa de 1,02%, a 4.135,39 pontos, enquanto o Shenzhen Composto caiu 0,88%, a 2.861,46 pontos.

O presidente Donald Trump concluiu hoje sua visita à China após reuniões com Xi Jinping que abordaram temas como comércio bilateral, cooperação econômica e a questão de Taiwan. O mercado segue atento a possíveis acordos em setores como soja, carne bovina e aviação.

Apesar do otimismo em relação à aproximação entre EUA e China, analistas recomendam cautela. "Acordos de manchete devem ser encarados com um grau saudável de ceticismo", alertaram Leahy Fahy e Julian Evans-Pritchard, economistas da Capital Economics, em nota. Eles lembram que promessas feitas durante a visita de Trump em 2017 não se concretizaram, devido à escalada das tensões entre Washington e Pequim nos anos seguintes.

Em entrevista, Trump afirmou que a China poderá retomar a compra de petróleo dos EUA, após mais de um ano de suspensão das importações chinesas em resposta às tarifas americanas impostas no ano passado.

O impasse diplomático entre EUA e Irã, que mantém os preços do petróleo elevados, também contribuiu para o menor apetite por risco nos mercados asiáticos.

Na Oceania, a bolsa australiana também encerrou em queda, com o S&P/ASX 200 recuando 0,11% em Sydney, a 8.630,80 pontos.

Contato: [email protected]

*Com informações da Dow Jones Newswires e da Associated Press