Geral

País registra 1,089 milhão de desempregados há dois anos ou mais, aponta IBGE

Número de brasileiros em busca de emprego por dois anos ou mais recua 21,7% em relação ao mesmo período de 2025, segundo dados da Pnad Contínua

14/05/2026
País registra 1,089 milhão de desempregados há dois anos ou mais, aponta IBGE

O Brasil contabilizava, no primeiro trimestre de 2026, 1,089 milhão de pessoas em situação de desemprego de longa duração — ou seja, indivíduos que buscavam trabalho há pelo menos dois anos.

Considerando todos os que procuravam emprego há pelo menos um ano, o contingente de desempregados de longa duração chegava a 1,807 milhão de pessoas. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apesar do número ainda elevado, o total de brasileiros tentando uma vaga há dois anos ou mais diminuiu 21,7% em comparação ao primeiro trimestre de 2025.

Entre aqueles que buscavam emprego há pelo menos um ano, mas menos de dois, eram 718 mil pessoas — uma queda de 9,0% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Já o grupo que procurava trabalho há mais de um mês, mas menos de um ano, somava 3,380 milhões de brasileiros, representando uma redução de 9,9% em relação ao primeiro trimestre de 2025. Por fim, 1,393 milhão de pessoas estavam em busca de emprego há menos de um mês, o que corresponde a um recuo de 14,7% nessa categoria.