Geral
Ministro Nunes Marques será relator do pedido de anulação de condenação de Bolsonaro
Defesa do ex-presidente questiona julgamento pela 1ª Turma do STF e solicita revisão criminal; relatoria foi sorteada entre ministros da 2ª Turma.
O ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi designado relator do pedido de revisão da condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro, protocolado pela defesa na última sexta-feira (8).
Segundo informações do portal g1, os advogados de Bolsonaro argumentam que o julgamento deveria ter ocorrido no plenário da Corte, e não apenas na 1ª Turma do STF. Na ocasião, os ministros condenaram o ex-presidente a 27 anos e 3 meses de prisão.
A relatoria foi sorteada entre os ministros da 2ª Turma, excetuando Luiz Fux, que integrava a 1ª Turma no momento do julgamento. Além de Nunes Marques, compõem o grupo Gilmar Mendes (presidente), André Mendonça e Dias Toffoli.
O pedido apresentado pela defesa de Bolsonaro não está relacionado à Lei da Dosimetria, sancionada também na última sexta-feira. A análise da constitucionalidade dessa lei ficará sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes.
A revisão criminal é um instrumento jurídico que permite ao condenado solicitar a reavaliação do caso, mesmo após trânsito em julgado da sentença, ou seja, sem possibilidade de novos recursos.
Nunes Marques integra o Supremo desde 2020, após indicação feita pelo próprio Bolsonaro.
Mais lidas
-
1DESCOBERTA ASTRONÔMICA
Astrônomos identificam estrela de hipervelocidade ejetada do centro da Via Láctea
-
2GREVE
PM usa bombas e gás para desocupar reitoria da USP; estudantes prometem ato unificado na segunda (11)
-
3VIOLÊNCIA INFANTIL
Três adolescentes são apreendidos por estupro coletivo de duas crianças em São Paulo
-
4HOMENAGEM AOS TRABALHADORES
Dia do Trabalho: frases para celebrar e inspirar neste 1º de maio
-
5POLÍTICA
“Se os Garrotes derem mais, eu fecho”: Vídeo vazado expõe Júlio Cezar e a política sem amor; veja vídeo