Geral
Ministério dos Transportes autoriza início das obras de modernização da Autopista Fluminense
Investimento de mais de R$ 10 bilhões prevê melhorias em 322 km da BR-101, entre Espírito Santo e Niterói
O ministro dos Transportes, George Santoro, assinou nesta segunda-feira (11) a ordem de serviço que autoriza o início das obras de modernização da BR-101/RJ, conhecida como Autopista Fluminense. O anúncio foi feito pela Pasta, que destacou investimentos de R$ 10,18 bilhões para a modernização de 322,1 quilômetros da rodovia, entre a divisa do Rio de Janeiro com o Espírito Santo e o entroncamento com a Ponte Presidente Costa e Silva, em Niterói (RJ).
De acordo com o Ministério dos Transportes, "as intervenções previstas nesta nova etapa da concessão vão ampliar a capacidade viária e melhorar o fluxo do tráfego em pontos considerados críticos ao longo da rodovia. O projeto também prevê a redução de custos logísticos e o fortalecimento da competitividade da indústria fluminense".
A modernização do contrato da BR-101/RJ foi leiloada em novembro de 2025. A concessionária Arteris S.A., que já administrava o trecho, venceu o certame e assumiu novas obrigações de investimento e ampliação da infraestrutura viária.
O contrato, com validade de 22 anos, inclui serviços considerados essenciais para aumentar a fluidez da estrada e melhorar a mobilidade dos fluminenses. Entre as melhorias previstas estão novas passarelas, paradas de ônibus e um Ponto de Parada e Descanso para Caminhoneiros (PPD).
A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) classifica a BR-101 como uma "importante via logística e de acesso terrestre para a região da bacia de Campos", principal polo produtor de petróleo do país.
Mais lidas
-
1DESCOBERTA ASTRONÔMICA
Astrônomos identificam estrela de hipervelocidade ejetada do centro da Via Láctea
-
2GREVE
PM usa bombas e gás para desocupar reitoria da USP; estudantes prometem ato unificado na segunda (11)
-
3VIOLÊNCIA INFANTIL
Três adolescentes são apreendidos por estupro coletivo de duas crianças em São Paulo
-
4HOMENAGEM AOS TRABALHADORES
Dia do Trabalho: frases para celebrar e inspirar neste 1º de maio
-
5POLÍTICA
“Se os Garrotes derem mais, eu fecho”: Vídeo vazado expõe Júlio Cezar e a política sem amor; veja vídeo