Geral
Zelensky defende ampliação de sanções globais ao setor nuclear russo
Presidente ucraniano pede mais pressão internacional após acusar Moscou de usar instalações nucleares como armas de guerra
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou neste domingo, 26, durante evento em memória aos 40 anos do desastre de Chernobyl, que a Rússia transformou instalações nucleares em "instrumentos" de guerra. Ele defendeu que as sanções globais sejam ampliadas para atingir o setor nuclear russo, incluindo todas as entidades legais e indivíduos associados.
Segundo Zelensky, é necessário reforçar a pressão internacional para conter o que classificou como uma postura "completamente irresponsável e imprudente" dos russos em relação ao tema.
Em seu pronunciamento, divulgado pela rede social X, o líder ucraniano destacou que "ninguém poderia imaginar" que, décadas após o acidente de Chernobyl, a usina e suas estruturas remanescentes se tornariam "território de guerra".
Zelensky também acusou Moscou de transformar a usina de Zaporizhzhia — a maior da Europa — em uma plataforma para ações militares. Segundo ele, a Rússia lança ataques a partir do local contra cidades e vilarejos ucranianos, além de armazenar armas e munições na instalação.
Ao pedir mais apoio militar, o presidente ucraniano enfatizou a importância de fortalecer continuamente a defesa aérea e as capacidades de longo alcance do país, tanto para proteger a população e a infraestrutura quanto para aumentar a pressão sobre a Rússia para o fim da guerra.
Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação da Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
Mais lidas
-
1ANÁLISE MILITAR
Caça russo Su-35S é considerado superior ao F-16 e F-22 por especialista
-
2CULTURA
Marcello Novaes participa de show da banda dos filhos Diogo e Pedro
-
3FUTEBOL
Náutico vence a Ponte Preta e fica na parte de cima da tabela da Série B do Brasileirão
-
4POLÍTICA E ECONOMIA
Lindbergh critica postura de Galípolo e aponta corporativismo no caso Banco Master
-
5TRAGÉDIA NA RODOVIA
Cinco pessoas morrem após explosão de caminhão-tanque na Dutra